quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Festa e Feira de Alcoutim / 2011






Reportagem

de


Gaspar Santos




Realizou-se este ano mais uma Festa como se tem verificado sem interrupção desde 1949, o ano a seguir à criação do Grupo Desportivo de Alcoutim. Ficamos satisfeitos por termos sido convidados a falar no Dia do Município sobre as primeiras festas.

Sexta-feira 9 de Setembro foi o Dia do Município e primeiro dia destas festas organizadas pela Câmara Municipal. O Sábado foi o dia de Espanha e Domingo e último dia de Festa, o dia da Juventude.

O Dia do Município começou com Arruada e Hastear da Bandeira na Praça da República, a que se seguiu a colocação de ramo de flores junto do busto do Dr. João Francisco Dias e recolhimento com fundo musical por banda.

Às 10 horas realizou-se a sessão comemorativa do Aniversário das Festas de Alcoutim na qual Fernando Estêvão Dias fez a apresentação da brochura “As Grandiosas Festas de Alcoutim”, uma recolha da documentação possível que historia estas festas.

Reconheceu haver algumas dúvidas estando abertos a colaborações que as esclareçam.
A seguir falou o colaborador deste blogue sobre as primeiras festas situando o seu início em 1949 e que terão levado um forte incremento quando em 1951 se lhe juntou o apoio da Câmara e em 1952 se constituiu uma comissão de honra com as pessoas de maior destaque; José Serafim sobre as festas dos anos 1960; Carlos Brito sobre o futuro de Alcoutim e a formação de lóbi iniciado por si, escritor Mário Zambujal e Professora Teresa Rita Lopes. Mário Zambujal defendeu que se esta é uma terra que tem fibra para realizar umas festas desta grandeza mais de 60 anos, então é por que “Alcoutim vale a pena”. Acrescentou que o ambiente limpo e a tranquilidade que aqui se tem não deve ser obtida à custa da desertificação do território.

A encerrar a sessão falou o Dr. Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal, sobre as três personalidades que se distinguiram na vida de Alcoutim e que iam figurar na toponímia e convidou os presentes a assistir ao descerramento das respectivas placas toponímicas: Avenida Fernando Lopes Dias; Avenida Prof. José Maria Mendes Amaral e Praceta Manuel Serafim.

A seguir assistimos a um interessante desfile etnográfico constituído por Grupos de Balurcos, Pereiro e Martinlongo e ao grupo de Teatro experimental de Alcoutim.

Destas cerimónias, do espectáculo de Sevilhanas e parcialmente da Feira Anual que coincide há mais de 60 anos com as Festas temos algumas fotos.

Realizaram-se, como de costume, algumas provas desportivas:

Futebol – Grupo Desportivo de Alcoutim 2 – Sanlucar 8

Pau de Sebo : 1º Ivo Gastão; 2º Eurico

Travessia do Guadiana a nado:
Homens - 1º Duarte; 2º Miguel Bautista: 3º Ruben Fuentes
Senhoras - 1ª Ana Ruas; 2ª Joana Cunha; 3ª Jaiza Parada
Do concelho – 1º Pedro Vicente; 2º Hugo Carmo; 3º Ângela Teixeira
Veteranos – 1º Luís Ribeiro; 2º Hélder Peca
Sub 14 – 1º Pablo Herrera; 2º Jaiza Parada; 3º Pedro Vicente.


REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DOS ACONTECIMENTOS

G.S.