sábado, 17 de setembro de 2011

A cavadeira



Há muito que andávamos para abordar este utensílio agrícola que só conhecemos em Alcoutim e que dá pelo nome de cavadeira.

Ainda que qualquer cidadão saiba que “cavadeira” será algo para “cavar”, a verdade é que não conhecíamos o objecto pelo que a curiosidade levou-nos a procurá-lo.

Na nossa região de origem e noutra por onde já tínhamos passado nunca ouvimos falar em tal e daí a nossa admiração.

As fotos apresentam dois tipos de cavadeiras já desactivadas e sem cabo que teria sido possivelmente de zambujeiro ou de oliveira, pois eram os mais usados nesta região.

A primeira, para nós, parecia-nos uma espécie de picareta e a segunda um sacho. A explicação veio logo a seguir tendo-nos sido explicado que o ferro da cavadeira comporta duas partes com aplicações distintas: enquanto a “pá” (mais estreita ou mais larga como a foto apresenta) se destina a cavar, a parte de cima e ligada ao “olho”é em forma de machado e destina-se a cortar o mato que aqui sempre foi abundante.

Como se compreende trata-se de um utensílio agrícola concebido para as necessidades locais e por isso desconhecido de outras regiões com características diferentes.

Para completar o trabalho havia agora que procurar, nomeadamente em dicionários de vários tipos o que constava sobre a palavra.

Não consta, entre outros, do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea – Academia das Ciências de Lisboa – Verbo, 2001 e do Dicionário da Língua Portuguesa “Editora”, Porto, 5ª Edição, 1977.

Encontramo-la como palavra usada no Brasil. O Dicionário Prático Ilustrado (Dir. de Jaime de Séguier) Edição de Lello & Irmão, Porto, 1972, apresenta a seguinte definição: – Instrumento agrícola para cavar terra ou juntar ervas que se cortam.

Entre outras definições e também ligado ao Brasil, o Dicionário Domingos Barreira, 4ª Edição, 1984, explica: enxada que se usa para a pesca nos rios.

Continuando a referir a palavra como de uso brasileiro, o Lello Universal – Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro, Porto, 1975, indica: Instrumento agrícola para cavar a terra ou juntar ervas cortadas. Nome comum de diversas espécies de aves da família das galbúlidas.

Para terminar consultámos o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Mirador – que refere: Instrumento para cavar terra ou juntar ervas mondadas. Enxada usada em pesca fluvial, etc

Não deixámos de consultar o Dicionário do falar Algarvio, Eduardo Brazão Gonçalves, 1988,que é omisso quanto ao termo.