quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Oh Marquês, eles já cá estão outra vez!



No nosso último trabalho publicado em livro, A Freguesia do Pereiro (do Concelho de Alcoutim) «do passado ao presente», Edição da Junta de Freguesia do Pereiro, 2007, não deixámos de colocar a p. 23 esta fotografia pois a figura chamou-nos logo a atenção quando conhecemos a aldeia do Pereiro e já se passaram 44 anos!

Parecia-nos que aquela figura não nos era estranha e depois de verificar que tinha no sopé e em letras maiúsculas M P foi fácil recordar uma das figuras mais importantes da nossa História, Sebastião José de Carvalho e Melo (1699 – 1782), Marquês de Pombal.

Este edifício, segundo nos informaram, seria de finais do século XIX princípios do seguinte e na sua origem era de 1º andar.

Teria sido mandado construir por um conhecido comerciante do concelho que de Martim Longo se teria passado para o Pereiro, um homem conhecido pelas suas ideias bizarras e por demonstrações de ostentação e segundo nos consta e já foi referido neste blogue, pelo nosso colaborador José Temudo, o homem que possuiu e conduziu o primeiro automóvel em Alcoutim!

O edifício veio a ser comprado por Francisco da Palma, vulgo Chico Artur, já há muito falecido, que o transformou num só piso, mas mantendo em lugar de destaque o “Marquês de Pombal”. Tendo existido nas extremidades da fachada e como elementos decorativos uma espécie de fogaréu.

Depois de ter servido como casa comercial com alguma excentricidade, Francisco da Palma utilizou-o como armazém.

Após a sua morte, foi entrando em degradação, ruindo, segundo nos informam, o telhado e a peça do Marquês foi apeada e segundo se pensa guardada.

Nós que tivemos possibilidades de escrever a estória desta peça não o fizemos, o que lamentamos e hoje tudo é mais difícil pois vamos deixando partir quem conhecia melhor o assunto.

O “Marquês” não representa nenhuma obra de arte mas acaba por ser um motivo de referência da aldeia do Pereiro.
Não haverá uma saída para a reposição desta peça emblemática e em lugar de segurança?