domingo, 28 de agosto de 2011

Nascimento do navio "Alcoutim"

Pequena nota
A mais-valia dos nossos colaboradores está sempre patente.
Aqui reproduzimos uma pequena mas oportuna nota fornecida, neste caso pelo Eng. Gaspar Santos.


JV





Escreve

Gaspar Santos





Em Junho deste ano a Ordem dos Engenheiros comemorou os 75 anos da sua existência, uma vez que foi criada em 1936. Na Região Sul da Ordem do Engenheiros resolveram criar o Dia Regional do Engenheiro. E prestar homenagem a membros da Região Sul que muito se destacaram no seu campo profissional. E o que tem a ver esta efeméride com Alcoutim?

É que um dos distinguidos tem 101 anos, é Algarvio como nós, nascido em Loulé e foi o “criador” para Grupo Companhia União Fabril (CUF) do navio Alcoutim por modificação do navio alemão S. S. Fort Fidler.

O calado deste navio era tão elevado que não lhe permitiu entrar no Guadiana e por isso nunca foi visto na terra que lhe deu o nome.

Mas melhor que as nossas palavras são as palavras e imagens que respigamos da Edição Comemorativa 2011 da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

Aproveitamos assim para prestarmos também a nossa modesta homenagem ao Senhor Engenheiro João Farrajota Rocheta.

N.I.
Acabámos de receber do colaborador Gaspar Santos a indicação de que o Eng. João Ferrajota Rocheta já era falecido quando esta postagem foi publicada. O acontecido teve lugar em 27 de Junho de 2011, o que só agora se teve conhecimento.Pelo facto, pedimos desculpa aos nossos leitores.
Em 8 de Fevereiro de 2012.
JV