segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Festa em Honra de Nª Sª da Conceição, na Corte Tabelião

[Aspecto da povoação. Foto JV, 2011]

Decorreu ontem na pequena povoação de Corte Tabelião, freguesia e concelho de Alcoutim mais uma “Festa em Honra de Nª Sª da Conceição” que tem tido realização de há uns anos a esta parte.

Tem como ponto mais importante a realização de um almoço comunitário que junta os filhos da terra que se espalham pelo país.

Como não podia deixar de ser realizam-se manifestações religiosas. Tem lugar uma procissão e uma missa campal.

As actividades lúdicas/populares foram as seguintes:

Exibiu-se a Tuna Juvenil da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António tendo actuado seguidamente o Rancho Folclórico de Santa Catarina.

[Tuna Juvenil de Vila Real de Santo António. Foto JV]

[Rancho Folclórico de Santa Catarina. Foto JV]

Há noite decorreu, como é habitual, um animado baile abrilhantado por acordeonista da região e onde se notavam dançarinos de uma faixa etária relativamente elevada.

Estas são manifestações habituais e normais em eventos desta natureza mas para nós é importante referir outras que não conhecemos em qualquer outra festa concelhia, um “Museu” de Artefactos Antigos em lugar exíguo e rotulados como foi possível e que de ano para ano tem melhorado nalguns aspectos.

[Exposição de Ervas Aromáticas e seus derivados. Foto JV]

Havia igualmente uma mostra de Ervas Aromáticas e alguns dos seus derivados o que considerámos de muito interesse e compreendendo os condicionalismos impostos por vários factores.

[Os resistentes. Foto JV]

Para terminar diremos que a última criança a nascer na povoação, aconteceu em 1964 e encontrava-se presente com os seus 47 anos, acompanhada de outros familiares, incluindo a mãe.