quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Associação dos Amigos do Zambujal (Vaqueiros)



Ao tomar conhecimento da existência desta pequena associação, tenho curiosidade de a conhecer melhor e dela dar conhecimento a todos os visitantes /leitores do ALCOUTIM LIVRE.

Para tal dirigi-me, pelo que julgo, a um seu represente, apresentando-lhe três hipóteses de o fazer, no caso de haver interesse.

A escolhida foi a da entrevista, pelo que inaugurará o sistema neste blogue.

Nestes termos, naturalmente, que a pessoa indicada é o senhor Presidente da Direcção.

Alcoutim Livre (José Varzeano) – Senhor presidente, não se importa de se apresentar muito sucintamente aos visitantes / leitores do AL?

Presidente da Direcção. - O meu nome é Rui Jerónimo, tenho 37 anos, sou consultor financeiro.
Vim nascer a Faro (normalmente vinha-se de táxi) e vivi os meus primeiros 6 anos à beira Guadiana, entre o Montinho e os Guerreiros do Rio.
Contingências da actividade profissional do meu pai (era mais um dos guardas fiscais do concelho), fizeram-nos percorrer alguns lugares ao sul.
No entanto, o rio, o concelho e o Zambujal, foram e são, parte integrante da minha vida e hoje, já também, das 3 jovens vidas dos meus filhotes…


AL – Quando foi criada a associação e se está legalizada ou em vias de legalização?

P.D. – A AAZ, foi criada em Julho de 2010, altura em que fizemos a escritura de constituição.

AL – O que levou à sua criação e qual o campo de acção e acções já realizadas?

P. D. - O almoço anual, para o qual está convidado, realiza-se, ininterruptamente, desde 1999.
Desde há muito que ansiávamos a criação de uma entidade que pudesse dar suporte e dinamizar o evento.
Como é mau costume dos portugueses, as coisas arrastaram-se, mas no ano passado, finalmente, lá avançámos com a parte burocrática e constituímos a AAZ.

Por alturas do Natal, fizemos um bonito cesto de canas, com produtos do monte. Os associados espalhados pelo país, de Vilarinho do Bairro a Faro, de Martim Longo a Leiria, passando pelo sul de França, ajudaram-nos a colocar 857 números…

No nosso jovem percurso, participámos em Março na “XIII feira do pão quente e do queijo fresco” em Vaqueiros.
Tivemos um pequeno stand de comes e bebes no qual acolhemos alguns dos hoje amigos do Zambujal, que não nos conheciam e que muito felicitaram a nossa existência.
Foi uma bela jornada de divulgação…


[Feira do Pão Quente ... (Vaqueiros). Foto cedida pela AAZ]

Em Maio, organizámos um passeio pedestre, intitulado “Por esses caminhos velhos, na rota dos montes abandonados”.
Juntámos cerca de 35 caminhantes, com idades entre os 6 e os 70´s. Calcorreámos 14 km de estradões, atravessámos 2 montes abandonados da nossa freguesia (Mesquita e Monte Novo), convidámos 2 antigos moradores para estarem nos montes e falarem um pouco sobre o passado, convivemos, almoçámos um belo cozido de grão, despejámos uns púcaros de vinho caseiro...

[Por esses caminhos velhos ...Foto cedida pela AAZ]

Em Junho organizámos, em colaboração com a Câmara Municipal de Alcoutim, o baile de acordeão.
A AAZ convidou toda a população para jantar, instalámos umas mesas ao comprido numa praceta do monte, juntaram-se-nos bailadores e bailadoras dos montes vizinhos e conseguiu-se uma animada noite…

[Jantar,baile e convívio... Foto cedida pela AAZ]

Dia 6, estaremos a organizar o XIII almoço anual, dos naturais e amigos do Zambujal.

No final de Agosto, caso sejamos seleccionados, estaremos presentes nos “Dias Medievais no Castelo de Castro Marim”.

Em meados de Setembro, pretendemos organizar, na zona do rio mais um passeio pedestre, intitulado “Por trilhos do contrabando, na companhia da guarda-fiscal”. Oportunamente divulgaremos a data.

As nossas intenções são naturalmente mais abrangentes e se as continuarmos a dar passos firmes, poderemos chegar a outras áreas de interesse para a população, nomeadamente no campo social, cultural e de recuperação do património.

Quem tiver interesse pode visitar a nossa página no facebook, na qual constam todas as actividades desenvolvidas e as que em breve desenvolveremos, está convidado a fazê-lo em:
http://www.facebook.com/pages/Associa%C3%A7%C3%A3o-Amigos-do-Zambujal/114798545260951?ref=ts


AL – A população tem aderido ao projecto apoiando-o e os zambujalenses ausentes têm correspondido ás vossas intenções?

P. D. - Como é natural nestas coisas, são meia dúzia de entusiastas que mais tempo dedicam ao projecto e que mais auxiliam…
No entanto, quando os eventos se aproximam, a colaboração nunca faltou!
Amassou-se e cozeu-se o pão para a festa, o almoço no dia do passeio pedestre foi um sucesso com a colaboração das nossas associadas, as mulheres esmeram-se na doçaria quando a arte é bem receber…
Entre as tarefas referidas, naturalmente conta-se muita gente que infelizmente não reside no Zambujal, mas que são presença constante e activa, principalmente ao fim-de-semana.
No Verão temos o monte cheio de vida, com a vinda dos emigrantes, sempre prontos a ajudar, principalmente no dia do almoço no qual são parte muito activa.


AL – Já existe sede social, arrendada, cedida ou própria?

P. D. - O espaço que nos acolhe, quando é necessário organizar entre paredes, é a antiga escola primária.
Em Março, reunimos com o presidente do nosso município que amavelmente colocou aquele espaço á nossa disposição.
Temos em mente, um espaço próprio que nos possibilite realizarmos trabalho nalgumas das áreas atrás referidas...


AL – É sempre importante existir um distintivo (emblema) que constitui o seu símbolo. Já existe e o que procura representar?

P. D. - O nosso monte é encimado por dois antigos moinhos de vento.
Estão arruinados, mas nós temos a intenção de os recuperar!
Um nosso associado, rapaz de Cantanhede que conheceu uma zambujalense nos tempos de Coimbra, com jeito para os traços, representou um desses moinhos e o resultado foi magnifico…
Os moinhos de vento representam um tempo ausente, lembram-nos o quixotesco de que todos somos servidos e no nosso caso é uma bandeira do monte…
Á sua volta, podem-se dar a mãos e fazer uma grande roda!


AL – Qual o número de associados?

P.D. – Contamos com 32 associados inscritos, mais uma dezena de proposta que aguardamos preenchidas e vem aí o almoço anual…
No final do verão ultrapassaremos facilmente os 50!


AL – A Associação tem recebido subsídios e apoios dos órgãos autárquicos, nomeadamente a Câmara Municipal e Junta de freguesia?

P. D. - Os Srs. Presidentes, da freguesia e do município, são pessoas amplamente conhecidas e integrantes da população do concelho.
Têm comparecido nalguns dos eventos organizados, têm incentivado e aplaudido o nosso trabalho.
Por enquanto, ainda não fomos subsidiados, mas a verdade é que só iniciámos contactos preliminares neste campo.
No almoço anual, é costume as duas edilidades contribuírem com uma pequena ajuda monetária.


AL – Senhor Presidente, dispõe deste espaço para dizer algo que não lhe foi perguntado e que gostaria de ver referido.

P. D. - Bastante já foi questionado, esperemos que os leitores gostem das respostas.
O nosso correio electrónico é aamigoszambujal@gmail.com, uma caixa ávida de ideias, propostas, colaboração. Fazem favor de nos dizer tudo o que possa ajudar o monte, o concelho a região.
Estamos disponíveis para colaborar com todos os que em prol deste nordeste esquecido, desenvolvam trabalho, aproximem as populações, ajudem a preservar tradições quase esquecidas.
Ao blog, Alcoutim Livre na figura do Sr. José Varzeano, o nosso muito obrigado por esta oportunidade que nos propôs de nos darmos a conhecer, a nós, às nossas ideias, aos nossos projectos, “ as nossas coisas, a nossa gente…” como diz Rafael Correia e eu tanto gosto de repetir…



Penso que com esta entrevista amavelmente concedida pelo Sr. Presidente da Direcção dei a conhecer aos visitantes / leitores deste blogue a pequena mas dinâmica associação, que pelo que tem já realizado e projecta realizar merece bem ser subsidiada pelos órgãos autárquicos competentes.

Nada tem a agradecer, Sr. Presidente, eu é que agradeço a colaboração prestada.

O ALCOUTIM LIVRE foi criado para divulgar e dar a conhecer o passado e o presente alcoutenense de uma forma LIVRE, ABERTA mas RESPONSÁVEL.

Sempre que queiram podem dispor deste espaço.

Bom convívio para o próximo dia 6, são os meus votos.