quarta-feira, 22 de junho de 2011

Várzea, pequeno monte da freguesia de Vaqueiros mas ainda activo



A notícia mais antiga que possuímos desta pequena povoação é a que nos fornece as Memórias Paroquiais de 1758 em que nos é apresentada como Vargem, uma das variantes de Várzea que ainda pode ser ouvida pelos mais idosos habitantes do concelho, tal como Varja. Estas duas variantes existem na nossa toponímia ainda que Várzea seja muitíssimo mais usada como topónimo, existindo no país mais de cento e cinquenta e trinta no plural.

Várzea é uma campina cultivada, chã, planície, palavra de cunho inconfundível pré-romano. As várzeas situam-se normalmente nas proximidades de cursos de água e é o que aqui acontece, ainda que esta povoação se situe numa pequena elevação, até para fugir a inundações. Os habitantes desenvolviam a sua actividade na várzea da Ribeira de Odeleite que lhe passa junto, tornando os terrenos muito mais produtivos devido a serem de aluvião.

Em 1758, segundo as já referidas Memórias Paroquiais, tinha três vizinhos ou seja três fogos habitados.

Quando em 1984/85 se fez um estudo para a instalação de uma Central Fotovoltaica, o que veio a acontecer no Vale da Rosa, esta povoação foi uma das equacionadas para a sua execução e segundo o inquérito feito tinha 38 habitantes, em nove fogos, havendo quatro emigrantes. Ficava a 5 km da estrada municipal. Tinha poço com bomba elevatória a 300 metros e existia escola primária. Os moradores tinham nove rádios.

Hoje, (2011) segundo informação recolhida tem 18 habitantes.

Tem energia eléctrica e depois da distribuição de água por fontanários a mesma foi levada aos domicílios em 2006. (1)

O telefone fixo chegou em 1985. (2)

Em 1999 foi construído um pontão com a colaboração de Junta de Freguesia. (3)

[Outro aspecto da povoação. Foto JV]

O grande benefício chegou com a estrada municipal nº 508 e consequente ponte sobre a Ribeira de Odeleite, que era um obstáculo a transpor principalmente no Inverno. Os montes da zona deixaram de ficar isolados como era habitual.

A Várzea é alcançada através de um pequeno desvio desta estrada.

Em 1992 procedeu-se à pavimentação dos seus arruamentos (4) e em 1999 foi instalado um painel com sete caixas de correio, (5)

A escola foi construída em 1964/65 e ainda é referida no Diário da República nº 38 de 14 de Fevereiro de 1985 (IIª Série).

Foi reaberta em 1992 devido à existência de número suficiente de alunos para o efeito, mas acabou por fechar pouco tempo depois.

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, numa acção conjugada, prepararam-na em tempo record para receber alunos e professor. A Junta de Freguesia não esqueceu a instalação de um parque infantil no recinto da mesma. (6)

Pensamos que o edifício está entregue a uma associação local de caçadores.

É conhecida a produção hortícola que vai abastecendo as povoações do concelho, além de abastecer vendedores dos mercados de Estói e Vila Real de Santo António. Sobre este aspecto constitui uma excepção no concelho de Alcoutim.

Ultimamente os seus habitantes têm-se reunido uma vez por ano num pequeno convívio recebendo para o efeito o auxílio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

Situa-se a 15 km da sede de Freguesia, Vaqueiros e a 36 da vila de Alcoutim, concelho a que pertence.

Notas
(1) – Alcoutim, Revista Municipal, nº 13 de Dezembro de 2006, p. 14.
(2) – Jornal do Algarve de 30 de Maio de 1985.
(3) – Alcoutim, Revista Municipal, nº 7 de Março de 2000, p.11.
(4) – Boletim Municipal nº 10, de Abril de 1992, p. 5
(5) – Alcoutim, Revista Municipal nº 6 de Janeiro de 1999, p. 11
(6) – Boletim Municipal nº 11, de Setembro de 1992.