sábado, 4 de junho de 2011

O monte da Berengeira ou da Beringueira



No logar da Berengeira (Berengária, nome de mulher) pariu uma mulher, em 31 de Agosto de 1728, cinco creanças em uma tarde. Quatro d `ellas receberam o baptismo. A mãe não sentiu mais encómmodo do que sentiria se o parto fosse de uma só creança. Chamava-se Brites Lopes, e era casada com Manuel Gonçalves, é o que extraímos do Vol. 5 (1875), pág. 101, do Dicionário conhecido por Portugal Antigo e Moderno de Pinho Leal e foi a primeira referência que obtivemos sobre tal lugar.

Trinta anos depois (1758) o pároco de Martim Longo ao responder ao questionário cuja organização veio a ser conhecida por Memórias Paroquiais refere a existência na freguesia do Monte da Berengueira.

O filólogo José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, Horizonte / Confluência, aborda o topónimo Beringueira que remete para Berengário. Segundo um estudo publicado na Revista Lusitana parece significar “caçador de ursos”. O feminino de berengário é berengueira , beringueira ou beringuela e foram muito usados no séc. XV tendo, entretanto, caído em desuso tanto como antropónimo como topónimo.

Situando-se nas proximidades do monte da Corte Serranos, existem dois montes, um de cada lado da estrada, com este nome, sendo distinguido o de Cima e o de Baixo.

Enquanto um está totalmente em ruínas, o outro ainda é visitado com alguma frequência por um dos proprietários, isto segundo informação recolhida em 2009.