sexta-feira, 24 de junho de 2011

Martim Longo, montes indicados nas Memórias Paroquiais (1758) e que não identifico



[Monte dos Gagos, também indicado nas Memórias mas este plenamente identificável. Foto JV, 2009]


Já escrevi neste espaço sobre alguns montes desaparecidos ou abandonados no concelho de Alcoutim e lembro-me de o ter feito em relação às freguesias de Alcoutim, Pereiro e Giões. Quanto às de Martim Longo e Vaqueiros necessitava de mais informação que ainda não consegui obter o que pretendia fazer junto das pessoas mais idosas. Podem desconhecer que nesses sítios houve habitações mas de uma maneira geral o nome rústico acabou por ficar e manter-se para identificação da propriedade rústica.

Estes topónimos foram obtidos nas respostas dadas pelos párocos aos questionários, conhecido por Memórias Paroquiais (1758).

Em relação à freguesia de Martim Longo encontrei os seguintes topónimos que não sei identificar: Monte de João d`Álvares, Monte da Fonte Santa, Monte da Rosa ou da Zorra, Monte da Amendoeira, Monte do Residouro, Monte do Azinhalinho (é indicado também o monte do Azinhal) e o que presumo ser Monte das Línguas (?) e Monte da Vila (?). É-me difícil ler estes dois topónimos.

Penso que para os naturais da freguesia alguns destes nomes serão do seu conhecimento, principalmente se são originários de alguns dos actuais montes que lhes estejam mais próximos.

Aproveito a oportunidade para lançar um apelo a visitantes / leitores que tenham conhecimento destes montes desaparecidos (?), qualquer informação (http://jose.varzeano@gmail.com), para que numa possível visita à freguesia possa ter um ponto de referência.

Aos genealogistas do concelho e sei que os há com alguma elevação, faço a mesma proposta, já que de uma maneira geral nos assentos de baptismo e de óbito aparece a indicação toponímica.

Ainda em recente pesquisa verifiquei que em 1838, no monte da Minhova, freguesia de Giões, faleceu gente. Os jovens de hoje sabem onde é ou foi o monte da Minhova?