domingo, 19 de junho de 2011

3º ANIVERSÁRIO




Passa hoje o 3º ANIVERSÁRIO da existência deste blogue, pelo que é altura, tal como fizemos nos aniversários anteriores, indicar alguns números e fazer as considerações que consideramos oportunas.

Além de termos mantido os propósitos que nos levaram à sua criação, conseguimos um número de “postagens” elevado, quase diário, pois a média é de 0,74 (812:1095).


A nível de volumes de formato A/5, estamos a completar o XII que se conclui no fim do mês. O número de páginas ronda as 3600.

Enquanto a média de visitantes / dia no 1º ano foi de 12,5, no 2º aumentou para 38,9 e agora cifrou-se em 90,9 (33179:365) o que constitui um aumento bastante considerável.

O nº total de visitas foi de 47.179 pelo que brevemente estaremos nas 50 mil.

Já fomos visitados por 80 países o que não deixa de ser significativo e já temos tido visitas diárias estrangeiras superior a 20, com relevo para o Brasil, EUA, Espanha e França, como aliás, o contador mostra.

Houve necessidade de, além de criar novas rubricas, desdobrar algumas que possuíam números dilatados, o que originava maior dificuldade na procura por parte dos visitantes / leitores e até nossa.

A Câmara Escura continua a ocupar a primeira posição em número de “postagens” (79) o que procuramos fazer com espaço de tempo aproximado. Quanto aos conteúdos apresentados tentamos igualmente que sejam diversificados. Como se tem indicado vai aparecendo alguma colaboração neste sentido.

A Etnografia ocupa a segunda posição com 76 entradas e é rubrica muito procurada por pessoas de diferentes regiões do país, principalmente estudantes que por vezes nos contactam pedindo informações complementares.

O Espaço dos Amigos teve de ser desdobrado pelos vários colaboradores para uma mais rápida consulta. Gaspar Santos, o primeiro que se disponibilizou já deu a público 39 textos de inegável valor e que ajudam a compreender melhor Alcoutim em todos os seus aspectos, José Temudo, depois de uns bons textos em prosa, tem-nos brindado ultimamente com a sua poesia, sendo o nosso poeta de “serviço”. (25).

Amílcar Felício continua a enviar-nos mensalmente as suas ricas crónicas impregnadas de um estilo muito próprio, onde o realismo, a graciosidade e até a brejeirice são seu apanágio. (18).

Publicámos os 14 artigos que conhecíamos do nosso saudoso Amigo Luís Cunha, pelo que proporcionámos aos nossos leitores o seu conhecimento que de outra maneira não seria fácil. Enriquecemos assim o conteúdo do blogue.

Daniel Teixeira, apesar de ter o tempo extremamente ocupado principalmente com o Jornal e a Rádio RAIZONLINE, ainda conseguiu arranjar espaço para nos dar a conhecer algumas recordações alcoutenejas e debater connosco aspectos de uma futura divisão administrativa e em relação à área alcouteneja. Afinal, o que pelo menos nós colocávamos distante pelos aspectos que referimos parece estar bem próximo, não por vontade dos nossos políticos mas por imposição do FMI. Segundo dizem, está previsto iniciar-se o trabalho para meados do próximo ano! Iremos ter a redução de “tachos e panelas”, depois queremos ver para onde irão. Não vai existir grande problema pois grande parte e ainda uns jovens há muito que têm a reforma choruda garantida. Mesmo assim, chorarão pelos lugares, não pelas benesses que usufruem, mas pelo amor ao povo, principalmente aos velhos muitas vezes abandonados pela própria família! As razões apresentadas nada têm a ver com a realidade.

José Miguel Nunes direcciona a sua escrita para outras áreas e só esporadicamente aqui chega (6).

O cronista Fernando Lino está presentemente muito ocupado ainda que continue a mostrar-se interessado em colaborar.

O Escaparate (66) mantém-se activo e com os mesmos propósitos sendo uma referência para quem gosta de ler e conhecer obras publicadas.

Os Ecos da Imprensa (53) continuam a sua caminhada, pois ainda estamos distantes de publicar neste espaço tudo o que escrevemos (em papel) sobre Alcoutim e o seu concelho.

Desdobrámos igualmente a rubrica Geral que naturalmente era muito abrangente. Optámos por dividi-la pelas cinco freguesias, mantendo uma, quando efectivamente a matéria abordada é de âmbito concelhio.

Fizemos o mesmo em relação aos Montes do Concelho que agora aparecem divididos pelas freguesias e um Geral quando tem esse sentido.

Já faltam poucos montes para abordar nas freguesias de Martim Longo e de Vaqueiros.

Continua a ser uma rubrica muito apreciada pelos leitores que por vezes nos perguntam quando chega e vez do seu “monte”.

Criámos em boa hora a Gastronomia / culinária já com 17 entradas.

Algumas das rubricas estão praticamente esgotadas e outras são de carácter circunstancial.

Pensamos que fizemos a análise mais genérica sobre o assunto. Outras poderão ser feitas.

Antes de terminar queremos apresentar aos nossos leitores o quadro a que temos acesso do número de visitas que se verificaram a partir de Abril de 2009 até 18 de Junho corrente e nos termos que já referimos anteriormente.

1º - Alcoutim Livre, imparável! (10.07.2010) – 266

2º - D. Fernando de Meneses, 1º Conde de Alcoutim (03.04.2009) – 241

3º - A Igreja da Espírito Santo, matriz do Pereiro (19.04.2010) – 115

4º - A Capela de Santa Justa (06.06.2010) – 103

5º - Convívio – Festa 2010 – Tacões - Alcoutim (13-08.2010) – 87

6º - A medida do tempo (11.09.2010) – 85

7º - Acreditar num futuro melhor (30.09.2010) - 66

8º - Água-pé “Alcoutim Livre” (10.09.2010) – 64

9º - O candeeiro a petróleo (09.03.2010) – 60

10º - Da origem das Festas de Alcoutim aos “seios” de gr... (03.04.2010) – 58


Verifica-se que são 9 postagens de 2010 e l de 2009.

Vamos terminar com as mesmas palavras que escrevemos faz hoje um ano:

O ALCOUTIM LIVRE só existe porque tem visitantes / leitores em número suficiente que o justifique.

É para eles que aqui estamos. O nosso muito obrigado pelas visitas e pela divulgação.

CRITIQUEM, APOIEM E DIVULGEM O ALCOUTIM LIVRE, UMA VOZ LIVRE NO DESERTO SERRANO.