segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tosquia de ovinos


A tosquia do gado lanígero é uma operação que tem realização anual e se não for feita poderá provocar a morte ao animal.

A época para a sua realização é, naturalmente, a que antecede o Verão, já que se trata da estação mais quente do ano. É, por isso, durante a Primavera que se efectua este trabalho, nomeadamente nos meses de Março e Abril.

Até meados do século passado este trabalho era realizado com tesouras movidas pela força manual para hoje o ser através de energia eléctrica ou semelhante.

Cabia aos ferreiros a confecção destes utensílios que no concelho eram feitos principalmente na aldeia de Martim Longo.

Os animais necessitam de ser libertos deste pêlo, que com o decorrer dos meses vai crescendo à medida que o tempo vai arrefecendo para assim os proteger devidamente no Inverno.

Como se disse a falta da tosquia pode provocar a morte do animal, mas também acontece que quando feita se o tempo arrefecer repentinamente e chover, há animais que não resistem às mudanças bruscas de temperatura acabando por morrer devido a esse facto.

Ainda que trabalhosa, a tosquia é rápida mas a apanha e derrube exige força e persistência.

Em tempos atrasados a tosquia proporcionava algum lucro ao proprietário, hoje a venda do velo, quando se consegue vender, não paga o trabalho de a retirar.