sábado, 7 de maio de 2011

Simbiose Telúrica de Fragmentos do Ser - Reflexos e reflexões - Poesia




Decorreu ontem, pelas 21 e 30 na Galeria da Casa dos Condes em Alcoutim a apresentação local deste livro de poemas da autoria de Manuel Madeira, um algarvio de S. Bartolomeu de Messines, nascido em 1924 e com obra publicada nesta área.

As palavras de abertura couberam ao funcionário municipal, Carlos Barão.

A apresentação esteve a cargo de Carlos Brito, “velho” amigo do autor e no que respeita aos seus mais notórios dados biográficos, enquanto a Dra. Maria Luísa Francisco fez uma análise crítica do trabalho definindo-o como “poesia poética e cheia de luz”, um “livro cheio de vida”, um “poeta que vive com grande intensidade e homem de grande sensibilidade”.

Mais adiante define-o como “poeta doa afectos” e que “pensa com profundidade”.

O livro que “mexe connosco” proporciona uma “leitura apaixonante”.

Maria Luísa leu com propriedade alguns dos poemas incluídos no trabalho.

Carlos Brito de improviso coloca em destaque a luta do autor pela Paz e Liberdade, considerando-o da plêiade de Mário Soares e de Salgado Zenha, entre outros.

Relata um episódio passado numa mata em Bela Mandil onde os jovens reunidos são cercados e espancados pelas forças policiais e levados para Olhão o que durante o trajecto motivou manifestações de repúdio do regime Salazarista.

Manuel Madeira foi preso várias vezes e sofreu as torturas habituais impostas pela polícia política.

Foi demitido das funções públicas que exercia por motivos políticos tendo posteriormente trabalhado como técnico da indústria agro-alimentar. Vive actualmente na cidade de Olhão.

O poeta tem ligação a Alcoutim pois possui casa no pequeno "monte" dos Penteadeiros, freguesia de Martim Longo, cuja nostalgia, sossego e ambiente rural é apanágio de homens de marcada sensibilidade, nos quais se incluem os poetas.

O autor no decorrer da apresentação por sua iniciativa ou a pedido fez várias intervenções cheias de erudição, simplicidade e humanismo, tendo palavras de agradecimento para os apresentadores e assistentes em número significativo para o meio.

Aqui deixamos os nossos agradecimentos ao autor pelas palavras que nos endereçou e igualmente a sua filha que o acompanhou.

Ficamos esperando por novos trabalhos e agradecemos a escolha de Alcoutim como terra de descanso.