sábado, 5 de março de 2011

Procissão



A foto apresentada hoje na Câmara Escura não é da minha autoria, como normalmente acontece, mas sim de João Baltazar Guerreiro, já falecido e foi-me cedida por sua filha, Odília Guerreiro.

Perguntava-me se eu sabia o que representava. Apesar de ser fácil a localização do local e de nos apercebermos nitidamente que se trata de um cortejo ou marcha solene não se sabe a que diz respeito.

Não me parece ser uma procissão religiosa, pois o andor, ainda que suportado por homens fardados (GNR, GF ?) não transporta, pelo que se vê, nenhuma imagem, mas sim uma espécie de urna.

O local é plenamente identificado, o acesso à vila vindo do Cruzamento. Este acesso entrou em funcionamento em 1956, por isso, isto só se deu a partir daquela data e possivelmente até 1967, altura em que cheguei à vila e não me lembro de nada deste gérnero depois daquela data e até 1977.

Verifica-se que o lagar de azeite há muito desactivado já estava construído mas desconheço a data em que foi levantado.

O cortejo solene sugere-me o transporte de quaisquer relíquias.

Lanço daqui um repto aos visitantes / leitores deste espaço. Se alguém conseguir identificar o quadro, solicito o obséquio de me informar através do meu e-mail cuja indicação consta do blogue.

Agradecido.