domingo, 20 de março de 2011

«Mistério» esclarecido



Caros Visitantes / Leitores:

Quando publicámos recentemente a Câmara Escura que esta foto originou, lançámos um repto para que se alguém conseguisse identificar o quadro, pedimos o obséquio de nos informar através do nosso e-mail cuja indicação consta do blogue.

Recebemos no dia 16, um e-mail do nosso Amigo e colaborador Eng. Gaspar Santos dizendo-nos que o “mistério” estava esclarecido pois recebeu comunicação telefónica de uma alcouteneja, D. Maria Bárbara Antunes Martins, a informar com bastante precisão o que a foto representava.

Efectivamente o espaço de tempo que referimos estava bem calculado e a sugestão do transporte de relíquias também bateu certa.

Naturalmente que desejamos partilhar a “descoberta do segredo” com a Amiga que nos facultou a fotografia, que como dissemos é de João Baltazar Guerreiro (fal.) e os visitantes / leitores do ALCOUTIM LIVRE.

Trata-se da visita a Alcoutim das “Relíquias de D. Nuno Alvares Pereira” cuja cerimónia solene teve lugar no dia 14 de Junho de 1961 ou 1962, sendo esta a única dúvida.

Aqui deixamos o nosso agradecimento à alcouteneja que prestou tal esclarecimento.

N.B.
Podemos hoje confirmar que foi no ano de 1961 e teria sido das últimas visitas a efectuar.
JV