terça-feira, 22 de março de 2011

Alcarias, povoação com alguma importância na freguesia de Vaqueiros

[Alcarias, entrada, 1998. Foto de JV]

Numa vertente da Serra do Caldeirão num lugar enquadrado pela beleza natural situa-se esta pequena povoação de origens recônditas com o seu casario rural construído com xistos e grauvaque e telhados de telha de canudo, representado em habitações, fornos de cozer pão, palheiros e arramadas agora em contraste com construções ou reconstruções onde o tijolo, novos materiais de construção e concepções de espaço são evidentes.

Dinheiro proveniente de emigrantes que mourejaram em diferentes partes da Europa trouxe novos tipos de construção e modos de vida com que não tinham sido criados.

O “monte” situa-se a 12 km da aldeia de Vaqueiros, sede da freguesia e a 42 de Alcoutim, sede do concelho. A cidade de Tavira fica-lhe a 31 e Vila Real de Santo António a 40, por isso, mais próximas do que a sede do concelho a que pertence.

Nas Memórias Paroquiais de 1758 é referida como tendo 9 vizinhos, ainda que pertencendo à freguesia de Vaqueiros fazia parte do Termo de Tavira, situação que se manteve até à publicação do 1º Código Administrativo em 1836.

Em 1839, Silva Lopes não refere o seu número de fogos, possivelmente por o desconhecer, ainda que refira outros aparentemente menos importantes.

O topónimo de origem árabe, al-qariâ, significa pequena povoação, aldeia e já era muito usada no século XIII.(1) É muito vulgar no Sul do país.

Próximo desta existe outro pequeno núcleo habitacional designado por Alcaria. Alcarias, plural, parece dar a entender que foram várias alcarias, que se aproximaram pelo decorrer dos tempos, formando um único núcleo.

No Censo Populacional de 1991 eram-lhe atribuídos 53 habitantes, número só suplantado por outros dois “montes”, Zambujal e Preguiças. Em 1996 teria 38 habitantes em 12 fogos. (2) No recenseamento seguinte (2001) já tinha descido para 35e naturalmente hoje devem ser muito menos.

A electrificação da povoação foi inaugurada no dia 19 de Dezembro de 1984 (3) o que certamente constituiu uma boa prenda de Natal.

[Uma vista à distância. Foto JV, 2010]

Nesse mesmo ano, igualmente, se inaugurou um telefone público e para a sua instalação foi necessário um traçado de 10 km por montes e vales com o levantamento de 225 postes e uma despesa aproximada de três mil contos. (4)

Em 1993 é adjudicada a E.M. 506 - Bentos - Fernandilho / Ramais para Taipas e Alcarias (5) continuando assim a combater o isolamento de séculos.

O edifício escolar, que recebia as crianças das redondezas, há muito que encerrou por falta de alunos e presumo que tivesse sido construído na década de sessenta do século passado, precisamente quando se verificava já o êxodo das populações à procura de melhores condições de vida.

O edifício veio a ser adaptado para servir de Capela, a que o site da Junta de Freguesia chama Capela de Nª Sª de Fátima. (6)

Nos primeiros anos da década de 90 do século passado foi instalada uma padaria que em 2000 possuía 15 trabalhadores, destinando-se a produção (pão, carcaças) à venda no litoral algarvio chegando mesmo ao país vizinho.

É natural que não se venda na vila de Alcoutim e praticamente em todo o concelho, pois além do número de consumidores não ser atractivo, fica mais longe do litoral onde a venda está facilitada.

Existiam dois pequenos estabelecimentos comerciais (café e mercearias) desconhecendo eu a situação actual. Quando o “monte” do Vale da Rosa era habitado, era aqui que se vinham abastecer.

Com características artesanais, produzia-se queijo e mel.

Em 1992 é aberto um furo para fornecimento de água por fontanários. (7)

A água é levada ao domicílio em 2006, tendo-se construído uma pequena estação elevatória e instalado uma bomba submersível no furo. (8) A estação elevatória original foi construída em 1986.

[Parque de merendas]
Um painel de caixas para correio foi colocado em 1996. (9)

Os arruamentos são melhorados em 2009. (10)

Foi construído um parque de merendas equipado com acessos para deficientes. (11)

A badalada Unidade Móvel de Saúde de Alcoutim que com a sua acção tem evitado um decréscimo mais pronunciado de população, principalmente quanto às mortes por pneumonias, foi aqui inaugurada no dia 11 de Agosto de 1994.

O Plano Director Municipal indica como de interesse três fornos, fornalha e pormenores construtivos.

NOTAS
(1) – Vocabulário Português de Origem Árabe, José Pedro Machado, Editorial Notícias, p.47
(2) – http://www.in-loco.pt
(3) – Jornal do Algarve de 27 de Dezembro de 1984.
(4) -“ Inauguração de um telefone público no Nordeste Algarvio”, Geleate Canau, Jornal do Algarve de 20 de Abril de 1984.
(5) - Boletim Municipal nº 12 de Abril de 1993.
(6) – Alcoutim, Revista Municipal, nº 8, de Setembro/2001, p 12
(7) – Boletim Municipal, nº 10, de Abril de 1992.
(8) – Alcoutim, Revista Municipal, nº 13 de Dezembro de 2006, p. 14, 16 e 17
(9) – Alcoutim, Revista Municipal nº 4 de Dezembro de 1996, p.12
(10) – Alcoutim, Revista Municipal nº 15 de Julho de 2009, p. 15
(11) – Alcoutim, Revista Municipal, nº 12 de Dezembro de 2005, p. 15