sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Quem foi quem? 200 Algarvios do Século XX



Valioso e interessante trabalho de 510 páginas no formato de 16X24 cm de capa cartonada numa edição de Edições Colibri, Lisboa, 2000, com o Patrocínio da Delegação Regional da Cultura do Algarve e a que se juntaram as Câmaras Municipais de Tavira, Faro, Silves, Loulé, Monchique, Lagos, Portimão, S. Brás de Alportel, Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Lagoa.

Como o título indica, divulga o conhecimento sobre 200 algarvios do século XX em notas biográficas e que abrange todos os concelho do Algarve, naturalmente com participações não homogéneas.

Nesta plêiade de Algarvios e só nascidos no Algarve não entram e bem aqueles que se afeiçoaram e fixaram na região, encontramos políticos, cientistas, artistas, militares, escritores, etc.

Dos concelhos menos representados, o que é natural, está Alcoutim com quatro representantes que a autora seleccionou dentro dos parâmetros que a nortearam.

Apresenta-nos um militar, o Brigadeiro Trindade e Lima, dois políticos, sendo um indicado com uma vertente dupla, Francisco do Rosário (republicano e empresário), enquanto Trindade e Lima é referido exclusivamente como Professor do Ensino Primário Oficial, ainda que tivesse sido politicamente presidente da Câmara e acérrimo defensor do chamado “Estado Novo”.

É interessante verificar que a quarta figura “seleccionada” é uma mulher, Maria Eduarda Brak Lamy Lopes Alves Barjona de Freitas que efectivamente nasceu em Alcoutim, mas pensamos que dificilmente terá conhecido a sua terra natal porque nasceu por acidente na vila sede de concelho onde seu pai exercia funções de Chefe da Alfândega local.

Tivesse conhecido ou não, a verdade é que é efectivamente uma alcouteneja, como tal tem de ser assim indicada.

Neste blogue já fizemos a sua apresentação com os elementos que dispúnhamos (Vide entrada de 13 de Julho de 2008).

O médico Dr. João Francisco Dias aparece logicamente como representante do concelho de Castro Marim pois nasceu na freguesia de Odeleite.

Na Bibliografia é referido o nosso trabalho, Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio, edição da Câmara Municipal de Alcoutim, 1985.

Falta-nos dizer que esta obra é de autoria de Glória Maria Marreiros, também ela algarvia pelo nascimento.