sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Recortilha




Estas duas peças não são originárias de Alcoutim. A de cima, em metal (amarelo) é largamente centenária e sofreu uma pequena reparação, pelo menos, há mais de sessenta anos. Hoje constitui para mim uma relíquia e é uma peça de museu. Ainda que o orifício onde gira a roda dentada esteja já um pouco largo devido ao uso, caso haja necessidade ainda está funcional.

O outro exemplar, em oposição, é dos nossos dias e um misto de madeira torneada (cabo) e metal branco.

Entre estes dois modelos existe outro que era o mais vulgar e todo em madeira trabalhada ao torno, incluindo a roda.

Eram vulgarmente designadas por “cartilhas” destinando-se ao corte da massa estendida, desenhando assim as peças para fritar.

Em tempos mais recuados, nem todas as casas tinham esta peça, que além de ser relativamente cara para muitas bolsas, também não se encontrava a vender com facilidade.

Quem não as tinha, não deixava de fazer filhós por causa disso ,pois cortava a massa com uma faca e tinha o problema resolvido.

O problema de hoje não se prende com a recortilha, ao alcance de qualquer bolsa, mas sim com o fazer a massa, que os jovens na grande maioria não deseja aprender, sendo mais fácil comprar as filhós na pastelaria da esquina.