sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os Paços do concelho de Alcoutim no Centenário da República



Este opúsculo de trinta e oito páginas de 20X20 cm em bom papel é edição da Câmara Municipal de Alcoutim em bom papel, está fortemente ilustrado e apresenta quatro assuntos distintos: “Os Paços do Concelho de Alcoutim – Apontamentos Históricos”, de autoria de Fernando Dias, Jorge Palma e Nelson Fernandes; “Remodelação do Edifício dos Paços do Concelho de Alcoutim” de Victor Brito; “A Implantação da República em Alcoutim”, de Aurélio Cabrita e Jorge Palma e finalmente “Os Presidentes da Câmara de Alcoutim, 1919 – 2010”, por Carlos Barão.

Sobre os Paços do Concelho publiquei no Jornal do Algarve/Magazine em 24 de Fevereiro de 1994 “Os Paços do Concelho – os actuais funcionam há 110 anos” e que já incluí neste blogue. Esta leitura trouxe-me algumas novidades principalmente as obtidas em fontes que não me foi possível consultar e que vieram enriquecer o meu conhecimento.

Sobre a “Remodelação do Edifício dos Paços do Concelho de Alcoutim”, é um assunto técnico, que me pôs a par das alterações a que vai ser sujeito.

Quanto à “Implantação da República em Alcoutim”, igualmente abordei o assunto nas páginas do Jornal do Algarve/Magazine, de 27 de Julho de 1995, sob o título “Coisas Alcoutenejas – A implantação da República”.

Por fim, tomei conhecimento que o painel dos Presidentes da Câmara (1919 – 2010) foi obra de Carlos Barão.

Agradeço a um dos autores a amabilidade que teve em oferecer-me um exemplar.