terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Depósito de água



A Câmara Escura de hoje é representada por uma fotografia que tirámos em 1987. Representa, como o título indica, um depósito de água.

Até aqui tudo normal a não ser a forma desajeitada como o depósito foi construído.

Para nós a razão desta escolha tem a ver com o facto de ter sido o primeiro construído num monte do concelho de Alcoutim e naturalmente o primeiro que recebeu distribuição de água através de fontanários, neste caso seis espalhados pela povoação.

Não possuímos a data segura em que a rede foi instalada, mas teria acontecido por volta de 1980. Só depois a Câmara Municipal começou a fazê-lo por todo o concelho, o que veio a constituir um grande melhoramento para as populações.

Estamos a falar do monte de Afonso Vicente que beneficiou, após o 25 de Abril, de uma comissão de moradores, quase todos residindo na periferia de Lisboa que se mobilizou no sentido de obter benefícios para a sua terra natal e isto num período em que isso era muito importante.

Todo o processo foi conduzido por esta comissão com o natural apoio político da Câmara Municipal.

O processo de distribuição de água por fontanários em todos os montes do concelho e que foi decorrendo durante vários anos desenrolou-se, como já dissemos, posteriormente com algumas diferenças sendo talvez a mais notória a não existência de um depósito distribuidor. Enquanto aqui a bomba elevava a água primeiramente do poço do monte mas pouco depois de um furo aberto próximo deste para o depósito, nos outros montes era levada directamente sobre pressão para os fontanários.

Havia nisto uma grande vantagem para os afonso-vicentinos, pois enquanto nos outros montes quando faltava a energia eléctrica acabava-se imediatamente a água, aqui as pessoas iam-se governando com a que se encontrava no depósito.

Procurando a Câmara colocar tudo ao mesmo nível e por isso, eliminar o depósito, foi confrontada pela população que defendeu a sua existência, até que ao ser resolvido fornecer água ao domicílio (sem saneamento básico) o que aconteceu em 2004, o depósito foi eliminado, conservando-se ali até que o tempo o destrua.