quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Agulha de esteva



É bem simples o objecto que apresentamos hoje na rubrica Etnografia. Trata-se de uma agulha de esteva que tinha várias aplicações sendo talvez a principal a de ser com ela que os pescadores do Guadiana faziam as redes para a apanha do peixe.

O uso da madeira deste arbusto teve por base a experiência do homem da região que encontrou nela a dureza e a durabilidade que levaram à sua escolha para tal utilização.

Como a foto apresenta, tem uma forma fusiforme terminada em bico, encontrando-se um orifício na parte mais larga e oposta a este.

Era utilizada em vários tipos de cosedura principalmente relacionada com a actividade agrícola.

Foi-nos dito que nos tempos da Guarda-Fiscal muitos destes elementos se dedicavam a esta tarefa nas horas vagas, sendo depois vendidos sobretudo aos pescadores.

Só foi possível fotografar este exemplar pela amabilidade de D. Maria José Mestre, natural e residente no monte de Afonso Vicente.

Nota importante
Após a postagem foi-me chamada a atenção por um colaborador deste blogue que não estava correcta a minha informação pois a agulha de esteva para fazer a rede de pesca não é esta mas sim outra, de formato completamente diferente.
Retirando tudo o que se disse quanto à pesca o texto deve de ficar correcto.
Peço desculpa aos leitores pelo erro cometido que teve origem em informação errada ou mal interpretada por mim.
Iremos colocar uma postagem quando nos for possível sobre a agulha de fazer rede.


2011.01.17

JV