quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Largueza (Romance)



No passado dia 3 do corrente, desloquei-me, propositadamente, ao meu concelho natal para assistir, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, à apresentação do livro LARGUEZA,de autoria do meu conterrâneo e Amigo, António Luiz Pacheco, que teve a amabilidade de me convidar para o efeito, o que muito lhe agradeci.

LARGUEZA é uma edição de Chiado Editora, constituído por dois volumes que totalizam 1334 páginas, de formato 15X21 cm.

Trata-se de um romance de aventuras no século XIX em que se torna difícil distinguir a realidade da ficção, segundo afirmou o apresentador do trabalho.

António Luiz Pacheco, além de ser um homem de emoções, cultivando a caça, a pesca e actividades submarinas, tem viajado por esse Mundo fora, Europa, África, Ásia e América ,pelo que as aventuras se vão repartindo por estes locais, realçando-se os contrastes que entre eles existem, geográficos, climáticos, económicos e etnográficos, entre outros.

Foi construindo as personagens com roupagens que viu e sentiu neste e naquele, conforme afirmou na cerimónia do lançamento.

O autor considera-se um “barrão”, tal como eu, já que a sua génese está inteiramente ligada à região ribatejana do Bairro, terras de trigo e olival. A freguesia meio-citadina de S. Nicolau e a da Várzea rural, têm muito a ver com as suas origens e laços familiares, ainda hoje existentes.

António Luiz Pacheco, ao referir-se ao Bairro de Santarém, aproveitou o nosso trabalho, A Freguesia da Várzea (do concelho de Santarém) - Achegas para uma monografia, Junta da Freguesia da Várzea, Santarém, 2005, para dele tirar elementos, o que refere na bibliografia consultada, além de igualmente o fazer na sensibilizante dedicatória que exarou no nosso exemplar.

[Concedendo autógrafos. Foto JV]

Tal como nas palavras que proferiu não quis deixar de assinalar a nossa presença e da
circunstância dos nossos avós maternos terem sido grandes amigos.

Como é óbvio ainda não tivemos tempo para ler tão dilatado romance, a não ser a parte introdutória, mas a nossa curiosidade está aguçada.

Aqui deixamos ao nosso Amigo António Luiz Pacheco mais um abraço de felicitações com o desejo que não fique por aqui.