terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Gaspacho à Serra Algarvia



Gaspacho tem origem no castelhano gazpacho e designa uma sopa fria com base em vegetais, confeccionada no Sul da Península Ibérica, nomeadamente na Estremadura e Andaluzia no País vizinho, no Alentejo e Algarve em Portugal, ainda que o seja também no México e outros países da América Central por influência espanhola.

Por ser frio, é muito refrescante e serve-se naturalmente em dias cálidos.

A sua confecção não é uniforme mesmo dentro do mesmo País.

Em Espanha, de uma maneira geral, os seus componentes são triturados, enquanto em Portugal isso não acontece, havendo mesmo diferenças do Alentejo para o Algarve (Serra) e daqui para o Litoral, nomeadamente no corte do pão e dos vegetais que é feito de maneiras diversas.

O gaspacho da serra algarvia faz-se da seguinte maneira: pisam-se dentes de alho juntamente com sal, o que acontece normalmente no recipiente onde se vai fazer. Depois juntam-se alguns pedaços de tomate bem maduro que igualmente são macerados com o “pisador”, que aqui já apresentámos alguns modelos de puro artesanato local. É habitual esfarelar-se um pouco de pão duro. A pasta constituída tem por fim dar alguma consistência ao caldo. Deita-se água fria. Presentemente usam-se cubos de gelo para que fique mais fresco ou então água fria proveniente do frigorífico. Tempera-se com azeite e vinagre, rectificando-se o sal.

Tinham-se cortado, previamente, tomate maduro em pequenos pedaços, assim como pepino, pimento e cebola que se juntam ao caldo. É então a altura de acrescentar os indispensáveis orégãos, sem os quais e segundo a concepção local, não pode haver gaspacho.

O pão convenientemente duro já está cortado aos quartos e é deitado no recipiente completando a preparação.

O acompanhamento pode ser feito com peixe assado ou frito (em geral era a sardinha ou o muge), azeitonas e presunto.

Referimos o gaspacho completo, mas nem sempre isso é possível, faltando por vezes o pimento ou o pepino, mais difíceis de obter.

As quantidades também são variáveis, dependendo do gosto de quem o vai comer.

Continua a ser um prato muito do agrado dos alcoutenejos e conheço pessoas que no Verão, à noite, comem sempre um gaspacho, dizendo que só assim ficam bem.

Na época, não dispenso dois ou três gaspachos, que me sabem muito bem e me refrescam.

Para que o gaspacho não dê sede, tem de pôr-se pouco alho.