sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Calvário da Lapa ou dos Medronhais



Neste espaço global já coloquei, se a memória não me atraiçoa, dois apontamentos sobre calvários existentes ou desaparecidos na freguesia de Alcoutim.

Segundo informações recolhidas, estes pequenos cruzeiros, que assinalam no campo o lugar onde morreu alguém, não existem na freguesia do Pereiro e não tenho conhecimento que nas restantes do concelho tivessem tido lugar, ainda que não tivéssemos feito qualquer prospecção nesse sentido.

A razão da apresentação deste tem a ver com a recente fotografia que tirámos aos seus restos, que não passam do plinto também ele já degradado. Esta situação tem mais de oitenta anos, conforme nos imformaram..

É muito pouco o que sabemos sobre ele a não ser que se situa nos arredores de Afonso Vicente na zona rústica da Lapa e Medronhais.

Foi erguido em finais do século XIX ou princípios do seguinte para assinalar a morte de um elemento da família Bento de Afonso Vicente, que foi beber ao barranco da Lapa. Quando estava de bruços bebendo sofreu um ataque epiléptico que o vitimou.

É esta a estória ainda contada pelos habitantes mais idosos das redondezas e que se vai esvaindo com o decorrer dos anos.