sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A escola da aldeia do Pereiro



Quando escrevemos “A Freguesia do Pereiro (do concelho de Alcoutim) «do passado ao presente»”, Edição da Junta de Freguesia do Pereiro, 2007, referimos a pág. 129 o ensino escolar.

Os dados apresentados foram obtidos em investigação efectuada localmente, nos arquivos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

Trabalhos deste tipo nunca estão completos e existem sempre hipóteses de os melhorar ou corrigindo anomalias ou acrescentando mais dados.

Neste caso não se trata de nenhuma anomalia mas sim de o acrescentar de um dado importante e que agora encontrei, o Decreto de sua criação que passamos a transcrever:

Decreto de 3 de Janeiro (1861)

Tendo em consideração as consultas do conselho geral de instrução pública, em resultado dos processos organizados no conformidade da portaria regulamentar de 17 de Outubro de 1859: hei por bem crear as cadeiras de instrução primaria constantes da relação juncta, que com este decreto baixa assignada pelo ministro e secretario d`estado dos negócios do reino.
O ministro e secretario d`estado dos negócios do reino assim o tenha entendido e faça executar. Paço das Necessidades, em 3 de Janeiro de 1861 =REI =Marquez de Loulé.


São várias as escolas que constam da relação mas esta é a única do Algarve, se bem me apercebi.

Curiosas a indicação da localização (S. Marcos do Pereiro) e na parte de subsídios, onde consta: Casa e mobilia pela Juncta de parochia e pela câmara municipal se a juncta não tiver meios.

Aqui fica este pequeno apontamento que vem melhorar o assunto abordado.