sábado, 30 de outubro de 2010

Algures, num pequeno e quase desabitado monte



A Câmara Escura de hoje é representada por uma foto que tirámos em Agosto último num monte que pensávamos completamente desabitado e onde afinal ainda fomos encontrar alguém.

Esta interessante habitação característica da primeira metade do século passado mantem exteriormente, pelo menos, as suas principais caraterísticas.

De algumas dezenas que terão existido e espalhadas por todo o concelho, já poucas restam e na sua maioria encontram-se obliteradas por novos materiais de construção e completamente desajustados deste tipo de construção que reune características do litoral algarvio sem descurar a parte serrana, nomeadamente as suas largas paredes de xisto argamassadas com barro e areia dos barrancos, mais grossa mas mais consistente e com absoluta ausência do sal.

Lá está o típico pátio ao longo da fachada principal, ladrilhado com peças hoje difíceis de encontrar.

São notórios os motivos geométricos, nomeadamente os losângos e o verde e em alternativa o azul escuro, sem nunca deixar de ser básico o branco da cal.

Se já são poucos os exemplares que servirão para uma fotografia representativa de uma época, possivelmente os peseudo interessados só se lembarão quando já não existirem exemplares minimamente decentes para fotografar.

Que eu saiba, nunca existiu um estímulo autárquico que ajudasse a perservar este tipo de construção.