sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vicissitudes da Vida

Como disse em “postagem” anterior iria colocar uma segunda em relação ao 4º Convívio – Festa do Monte de Tacões, freguesia do Pereiro, concelho de Alcoutim.

Tem esta a ver com o facto de uma professora do Ensino Básico ter iniciado a sua actividade profissional nesta pequena povoação em 1974/75 e que teve continuidade no ano seguinte.

Desta pequena escola saíram dois dos primeiros quatro alunos que propôs ao exame da então 4ª classe, mais concretamente a Fernanda e a Ana Maria e que ficaram aprovadas.



Desse primeiro ano de actividade foi tirada esta fotografia de que constam, de pé, da esquerda para a direita: José António, Fernanda, Prof. Isabel, Cidália e Ana Maria. No primeiro plano e pela mesma ordem: Manuela, Fátima, Cesaltina e José Vilão. Por razões que não se podem precisar, faltam alguns alunos.

No ano escolar seguinte foi possível obter a seguinte fotografia que já foi publicada na imprensa regional (Jornal do Baixo Guadiana) e no livro A Freguesia do Pereiro (do concelho de Alcoutim) «do passado ao presente», 2007.

Nesta fotografia estão todos os alunos da primeira e mais um novo que iniciou a actividade, filho da professora.

De todos os alunos que passaram por esta escola durante estes dois anos lectivos houve um que não aparece por motivos que se ignoram.



Aqui a identificação é a seguinte:- Primeiro plano, da esquerda para a direita, Manuela, Cesaltina, José Vilão e José Miguel. 2º plano, pela mesma ordem, José António, Josélia, Cidália e Fátima. No 3º e último plano e pela mesma ordem, Fernanda, Ana Maria e Ana.

Passaram-se 34, 35 anos! A vida levou muitas voltas. A professora continuou ensinando em várias escolas, entre elas no concelho do Cadaval e durante muitos anos no concelho de Peniche onde se aposentou e vive.

Se houve alterações na vida da professora, muito mais se verificaram na da formação dos alunos, com os quais perdeu o contacto, que apareceu esporadicamente em três casos.

Sem qualquer combinação para o efeito, o Convívio – Festa dos Tacões proporcionou o reencontro com seis dos seus antigos alunos e só dois, a Fernanda e o José Madeira, o tal que não aparece nas fotografias, a reconheceram por já se terem encontrado. Os restantes, só depois de lhe dizerem que tinha sido sua professora, a descobriram.

Como não podia deixar de ser, o “fotógrafo” que já tinha batido as chapas anteriores, fê-lo novamente e no mesmo local das primeiras.

Aqui vai ficar para a posteridade com a devida identificação:- Da esquerda para a direita: José António, Fátima, José Madeira, Professora Isabel, Manuela, Fernanda e Josélia com o seu novo rebento ao colo.

O semblante de todos é significativo pois irradia satisfação.

Apesar das tarefas que tinham na organização do Convívio, ainda arranjaram um bocadinho para troca de impressões, já que os seus alunos são sempre os seus meninos e quando os encontra bem na vida fica bastante satisfeita e orgulhosa por eles.



Em Peniche, onde o magistério durou mais anos, passaram pelas suas mãos várias gerações, entre os quais irmãos.

Conhece-os quase todos a quem solicitava “maternalmente”informações sobre o decorrer dos estudos, quando era o caso, nunca esquecendo de dar o seu conselho como fazia nos tempos de escola.

Apresentavam-lhe namoradas, esposas e vão-lhe mostrando os filhos. Tem sempre uma palavra de carinho e de estímulo.

Quando encontra alguma em situação mais delicada é notória a sua tristeza e ficou muito transtornada quando um praticou um crime e foi condenado à pena máxima. Nunca pensou que ele pudesse fazer tal e sentiu o facto muito pronunciadamente.

Neste reencontro com alguns dos seus primeiros alunos, onde não deixou de perguntar pelos que não estavam, acabou por encontrar neles uma colega de profissão e até de receber do José António um piropo:- a professora Isabel, quando era nova, era muito bonita! (aos seus olhos).

Pelo menos encontrou uma avó. Isto é tudo gente na casa dos 40.

Aqui fica este pequeno testemunho.