terça-feira, 31 de agosto de 2010

O restauro da Capela de S. Domingos



Não podíamos deixar de aproveitar a nossa estada no concelho de Alcoutim para vermos o restauro recentemente concluído da Capela de S. Domingos na aldeia de Giões.

Este pequeno templo do século XVI foi a primeira matriz da freguesia e na primeira metade do século passado entrou em ruína pelo que o patrono foi posto a salvo, sendo levado para a actual igreja matriz.

Ainda que não tivéssemos tido acesso ao seu interior, ficámos agradados com a maneira como o restauro foi feito, o que muitas vezes assim não acontece com obliterações sem o mínimo de sentido.

A estrutura da fachada foi mantida naquilo que dela se conhecia como a cimeira trilobada e o remate argamassado da empena de bico. A porta de arco de volta inteira foi igualmente conservada e nas duas folhas foi mantida a madeira.

A cruz da empena é de ferro que se ajusta bem pois Giões foi terra de ferreiros de reconhecida valia, pelo menos a nível regional.

No telhado manteve-se a telha de canudo ou árabe pois foi sempre assim coberto.

Como já dissemos não conhecemos o seu interior que deve de ter sido restaurado nos mesmos princípios.

Fomos informados dias depois que se construiu um nicho para receber a imagem de S. Domingos que assim regressou à sua casa. Segundo a mesma fonte foi feito um forro de madeira.

O amplo adro foi provido de vários bancos em escada que pensamos servirá para os visitantes em dias de cerimónias religiosas.

Falta efectuar, como é natural, algumas obras de embelezamento do adro e que certamente se irão realizar logo que seja possível.

Falta, segundo a nossa perspectiva, uma placa epigráfica com a indicação da fundação do templo e agora do restauro para que os vindouros se apercebam do facto.