terça-feira, 17 de agosto de 2010

Festa de Afonso Vicente



No passado sábado, dia 14, após viagem de cerca de 400 km, ainda cheguei a tempo de assistir à última parte desta pequena festa realizada numa pequena povoação da freguesia e concelho de Alcoutim.

Não é a primeira e tem tido realização irregular pelo que de momento não sabemos o seu número.

De seu programa do qual só tivemos conhecimento quando chegámos já tinha decorrido a Missa Campal e o Almoço Convívio, este ano fornecido à base de galináceos, ora assados no espeto eléctrico ora guisados.

Segundo informação prestada oralmente pelo Presidente da Associação responsável pelo evento, a Assembleia Geral marcada para as 16 horas não podia ter lugar por falta do seu presidente e do secretário da mesma.

Teve depois lugar o jantar convívio nos mesmos termos do almoço.

Assistimos depois à actuação do Grupo Albuera com apresentação de música popular portuguesa.

Consideramos que a sua actuação constituiu um excelente concerto musical que pensávamos não ser possível em tal ambiente.

O Grupo era constituído por: Voz, Raquel Peters, Baixo, Carlos Santos, Viola, Manuel Avó, Teclas, Fernando, Acordeão, Baltazar Guerreiro e Bateria, Leo.

Raquel Peters, além de uma excelente voz, bem colocada, foi segura na interpretação e equilibrada na coreografia.

Ouvimos também com agrado a interpretação de dois números pelo acordeonista, Baltazar Guerreiro, especialmente no corridinho algarvio que mexe com as pessoas, mesmo quando não são algarvias, como é o nosso caso.

Não possuindo conhecimentos técnicos na área, só podemos dizer que além destas considerações, o conjunto musical soava-nos harmonioso, o que na maior parte das vezes não acontece com outros que temos ouvido por estas bandas.

Podemos dizer que em nossa opinião nunca nas Festas de Afonso Vicente actuou um grupo deste nível.

Seguiu-se depois a actuação do acordeonista Manuel Mendes, oriundo deste concelho e que animou o baile para alguns pares “maduros” na sua maioria de cabeças grisalhas.

A organização esteve a cargo do Centro Cultural, Social e Recreativo de Afonso Vicente.

Antes de apresentarmos a “reportagem fotográfica alusiva ao acontecimento e quando recolhíamos os elementos indispensáveis para a identificação dos artistas, fomos agradavelmente surpreendidos pelo presença do acordeonista, Baltazar Guerreiro, para nós será sempre o Guerreirinho, que conhecemos por volta dos seus cinco/seis anos, miúdo “reguila”, filho do nosso saudoso amigo, João Baltazar Guerreiro, que já recordámos nas páginas deste ALCOUTIM LIVRE e que deixámos de ver quando a família se fixou em Loulé. Dos quatro elementos, os três restantes vimos algumas vezes, mas o Guerreirino, nunca mais. Nunca deixámos de perguntar por ele à família que nos ia dando informações.

Ficámos igualmente admirados como o Guerreirinho ainda se lembrava de nós!

Ficámos imensamente satisfeitos por voltar a vê-lo ao fim de tantos anos.


[Grupo Albuera. Foto JV] [Raquel Peters, a "Diva"] [A voz colocada e segura da "Diva". Foto JV]
[Baltazar Guerreiro o alcoutenejo mágico do acordeão. Foto JV] [Esperando pelo concerto. Foto JV] [Aspecto do concerto. Foto JV]