quarta-feira, 4 de agosto de 2010

D. Juliana de Lara, 1ª Duquesa de Aveiro

D. Juliana de Lara, por vezes designada incorrectamente por D. Joana de Lara, era filha do 2º Conde de Alcoutim, D. Pedro de Meneses e de sua prima, 2ªCondessa, D. Brites de Lara e neta dos 1ºs Condes, D. Fernando de Meneses e D. Maria Freire de Andrade.

Casou com D. João de Lencastre, 1º Duque de Aveiro, casamento realizado em Almeirim, onde a Corte se encontrava e no dia 22 de Fevereiro de 1547.

O casamento foi proposto por D. Manuel I, realizou-se com grande pompa e com a presença da família real.

Os duques foram conduzidos a casa do tio D. Nuno Álvares de Noronha, onde pernoitaram.

O dote de vinte contos de réis foi atribuído dentro de determinadas condições e teriam como sustentáculo as rendas do Marquês de Vila Real (3º Conde de Alcoutim) e seu irmão, da cidade de Tavira, da Vila de Alcoutim, da cidade de Leiria e de Vila Chã de Couce.

D. João de Lencastre esteve preso por se ter oposto ao casamento do Infante D. Fernando, filho de D. Manuel I, com D. Guiomar Coutinho, pois afirmava que há muito a desposara clandestinamente.

D. Juliana de Lara foi mãe de D. Jorge de Lencastre, 2º Duque de Aveiro, que pereceu com D. Sebastião na Batalha de Alcácer Quibir, casado com D. Madalena de Telles Giron e de D. Pedro Dinis de Lencastre, casado com D. Filipa da Silva e Capitão de Porto Seguro (Brasil).

_______________________________

Bibliografia

História Genealógica da Casa Real Portuguesa, António Caetano de Sousa, Edição QuidNovi/Público – Academia Portuguesa da História, Vols, II, V e XI, 2007.

Dicionário Ilustrado Da História de Portugal, Edição Alfa.

Nobreza de Portugal e do Brasil, (Dir.coord. e comp. do Doutor Afonso Eduardo Martins Zuquete) Edições Zairol, Lda, Lisboa, 2000.

Brasões da Sala de Sintra, Anselmo Braamcamp Freire, Vol. III.