quarta-feira, 11 de agosto de 2010

D. Bárbara de Lara, 2ª Condessa de Castanheira

Pequena nota
Temos vindo a publicar nesta rubrica pequenas notas biográficas sobre descendentes dos Condes de Alcoutim que vamos compilando na bibliografia disponível.
Pensamos que isto ajudará a perceber, quando se visita a vila, a existência da designada Casa dos Condes, agora tão badalada e bem, mas que quando chegámos a Alcoutim, praticamente ninguém na terra sabia da sua existência.

JV

[Convento da Castanheira]

D. Bárbara de Lara era filha de P. Pedro de Meneses, 2º Conde de Alcoutim e da Condessa D. Brites de Lara a quem foi buscar o nome de família.

Foi irmã do 3º Conde de Alcoutim, D. Miguel de Meneses e igualmente do 4º, D. Manuel de Meneses que sucedeu ao irmão visto ter morrido sem geração.

Enquanto sua irmã mais velha, D. Juliana de Lara veio a ser 1ª Duquesa de Aveiro, pois casou com o 1º Duque, D. Bárbara foi destinada a D. António de Ataíde, já viúvo e 2º Conde de Castanheira, Senhor de Povos e Cheleiros e outras possessões, Alcaide-Mor de Colares e Comendador de Longroiva, na Ordem de Cristo.

O casamento devia-se ter realizado por volta de 1555, tendo o irmão, D. Miguel de Meneses, 3º Conde de Alcoutim e 2º Marquês de Vila Real vendido a D. António certos bens para pagamento do dote que prometera.

D. António de Ataíde notabilizou-se nas letras e nas armas, como era timbre da gente da sua estirpe.

Veio a falecer em 20 de Janeiro de 1603.

Do casamento nasceram pelo menos seis filhos, três do sexo masculino e três do feminino. Estas tiveram como destino o Convento da Castanheira, de freiras franciscanas, que tinha por invocação Nª Sª da Subserra, hoje desaparecido e onde professaram.
Na igreja do Convento de Santo António dos frades capuchos, vulgo Convento de Farrobo foi sepultado o 1º Conde de Castanheira.

O primogénito, D. Manuel de Ataíde sucedeu a seu pai, sendo o 3º do título, enquanto o secundogénito, D. António de Ataíde, casando com D. Ana de Lima, veio a ser o 1º Conde de Castro Daire.

Quanto ao terceiro, D. Jorge de Ataíde, governou Ceuta em substituição de seu tio, D. Manuel de Meneses e acabou por perecer na batalha de Alcácer Quibir, em 4 de Agosto de 1578.

__________________________________

Brasões da Sala de Sintra, Anselmo Braamcamp Freire, 2ª Edição, III Vol.Coimbra, 1921.

História Genealógica da Casa Real Portuguesa, António Caetano de Sousa, Edição QuidNovi/Público – Academia Portuguesa da História,Vol.II, 2007.

Boletim da Junta de Província do Ribatejo, 1937/40.