segunda-feira, 23 de agosto de 2010

4º Convívio - Festa - 2010 - Monte dos Tacões

[Vista parcial do Monte no dia do Convívio]

Anunciámos aqui a realização do 4º CONVÍVIO – FESTA do “monte”de Tacões, freguesia do Pereiro, concelho de Alcoutim e que teve lugar no dia 21 do corrente, sábado passado.

Cumprido o programa anunciado, deslocámo-nos àquela povoação, hoje reduzidamente habitada por volta das dezassete horas no sentido de nele tomarmos parte.

Nessa altura já se dançava ao som de música gravada e após a digestão do variado almoço onde participaram dezenas de pessoas, residentes e naturais vindos de várias zonas do país onde se encontram exercendo as suas actividades.




Chegada a hora de jantar, novamente os convivas se reuniram para saborear as várias iguarias produzidas pelos tacoenses e os encontros inesperados que estas situações normalmente oferecem.

É possível aqui encontrar pessoas que há muitos anos não víamos, recordar situações de matizes diferentes e até conhecermos algumas de que tínhamos ouvido falar ou que desconhecíamos completamente, havendo contudo, algo que acabou por nos aproximar.

A nossa presença, além de corresponder a um convite que já no ano passado nos tinha sido formulado, ligava-se a outros aspectos entre os quais as origens de familiares próximos, o facto de meu filho aqui ter realizado o primeiro ano de escolaridade e de minha mulher ter iniciado há 35 anos a actividade de que se veio a aposentar.

Naturalmente e devido às situações apresentadas, havia da nossa parte alguma expectativa, mas algo que não se esperava aconteceu.

Minha mulher acabou por encontrar uma senhora com 92 anos, com grande lucidez, que apenas toma meio comprimido para a tensão arterial e que diz não ter dores nenhumas e que a amamentou durante os cinco primeiros meses de vida. Fixou este facto e o nome da “benemérita” que nunca esqueceu e que agora veio a motivar o encontro numa altura em que já não o calculava possível.


Aqui apresentamos a fotografia com a “irmã de leite” junto da senhora que se lembrava bem dessa tarefa e não se esquecendo de afirmar que dizem que o leite transmite características pessoais.



Foi, como se calcula, um reencontro muito agradável.

Pela minha parte proporcionou-nos conhecer e trocar impressões com alguns dos nossos leitores de livros e jornais e também do ALCOUTIM LIVRE que vai chegando a onde se encontra um alcoutenejo.

Notar igualmente a referência feita a colaboradores.

Entretanto começam a chegar bastantes mais visitantes de vários pontos do concelho alcançando as filas de carros muitas dezenas de veículos e até algum caos na circulação.



O baile continuou até altas horas animado por um acordeonista e uma voz feminina.
O serviço de bar funcionou como é habitual, assim como o bazar.

O encontro da professora com os seus primeiros alunos e após 35 anos de afastamento, ficará para uma próxima “postagem”.

Agradecendo as deferências recebidas, desejamos aos organizadores que mantenham a realização de tal evento.