quarta-feira, 7 de julho de 2010

O "papagaio"



A rubrica Etnografia apresenta hoje um utensílio quase desaparecido das casas alcoutenenses e naturalmente não foi só usado na área do concelho de Alcoutim. Penso mesmo que se espalhou por todo o país com formatos, nomes e confecções diferentes, tanto no material empregado como nas formas e configurações.

O exemplar fotografado ainda se encontra servindo numa cozinha de um monte próximo de Alcoutim.

Já tem várias décadas de existência e servia principalmente para colocar o candeeiro a petróleo que já aqui referimos e quando as candeias a azeite e depois a petróleo começaram a ser preteridas por este sistema de iluminação.

O “papagaio”, como localmente chamavam a este suporte de candeeiro, era constituído por três peças de madeira. A maior e que se fixava à parede com dois pregos era trabalhada ao gosto do artista. Na parte central era colocada outra das peças, esta normalmente semicircular ou próximo disso e que era suportada como medida de segurança pela terceira peça, neste caso igualmente de linhas curvas e de tamanho adequado à situação.

Com o advento da electricidade passaram a plano secundário indo a pouco e pouco desaparecendo das paredes das velhas casas serranas.

Este utensílio era usado também junto do poial, fixado por cima dos cântaros de água e onde se colocava o púcaro, caneca ou copo por onde todos bebiam.

Não serão já muitos os ainda utilizados mas não demorará muito tempo que não desapareçam totalmente.

Restará dizer que admitimos que o nome teria sido dado pela semelhança com o poiso dos papagaios, esses sim, verdadeiros.