sexta-feira, 2 de julho de 2010

Cancioneiro Geral - Garcia de Resende



Garcia de Resende, organizou, além de ter colaborado poeticamente, este conjunto de poemas de raiz amorosa e outros jocosos e satíricos e que foi publicado em 1516 (em português e castelhano).

Esta edição tem selecção e introdução de Maria Ema Tarracha Ferreira e é da responsabilidade da Editora Ulisseia e Editorial Verbo, tendo sido publicada em 2006.

Em formato de 14X21,5 tem 569 páginas, possui vocabulário, glossário, notas de leitura literária e biografias dos autores dos poemas.

Um dos poetas incluídos é o Marquês de Vila Real, Conde de Alcoutim, D. Pedro de Meneses. A nota biográfica, recolhida segundo o texto na Biblioteca Lusitana é a seguinte:- D. Pedro de Meneses, 3º marquês de Vila Real, 5º Conde de Alcoutim e Valença, 5º capitão de Ceuta, e alcaide-mor de Leiria. Foi aluno de Cataldo Sículo, tendo escrito em latim. Notabilizou-se nas armas, em Ceuta, onde nasceu, e que governou de 1512 a 1517.

D. Pedro de Meneses foi 2º Conde de Alcoutim e não 5º, como se indica.


Nota importante

Foi-nos chamada a atenção por um visitante/leitor que na nossa” postagem” de 27 de Maio último, na rubrica Escaparate ao referirmos a História de Portugal (coord. de Rui Ramos) dissemos que não trazia referências a Alcoutim, quando não é verdade, pois se assim acontece no texto, a Cronologia Seleccionada refere o Tratado de Alcoutim (fls.845) e no mapa de Levantamentos Populares (1629-1640) está incluído Alcoutim.

Muito agradecemos ao nosso assíduo e atento leitor e aqui deixamos a devida rectificação.

JV