quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lar de Alcoutim festeja centenário de utente

(PUBLICADO NO JORNAL DO ALGARVE DE 12 DE MAIO DE 1994)

[A aniversariante, ladeada por alguns dos filhos, festejando um século de vida]
A nossa chegada à “Capital do Nordeste Algarvio”, foi alertada para a circunstância de se ir comemorar o 100º aniversário natalício da Sra. Maria Ana, no dia 23 de Abril último no Lar da 3ª Idade da pequena vila raiana.

Não podíamos deixar escapar a oportunidade e procurámos conhecer as possibilidades de uma pequena conversa com a anciã.

Beneficiando do melhor acolhimento por parte da Senhora Directora e restante pessoal, fotografámos e conversámos com a aniversariante que conhecemos quanto tinha já setenta e três anos mas ainda muito activa, desembaraçada, de voz forte e firme.

Está no Lar há oito anos. Podemos considerá-la lúcida, só um pouco pesada de ouvido.
Disse-nos correctamente o nome do marido e ao perguntarmos-lhe quantos filhos tinha, foi clara afirmando serem quatro moços e duas moças, que indicou por ordem de idades, não esquecendo as residências.

Apercebeu-se da presença do gravador, perguntando-nos para que queríamos aquele “frasco”, o que tentámos explicar. Adiantou-nos que não podia ficar com ele porque lhe perdia o “tino”.

Entre outras coisas a senhora Maria Ana disse-nos que o marido tinha ido à aldeia do Pereiro comprar uma cabra para dar leite para a “moçada”.

No dia seguinte, dia do aniversário oficial já que o real tinha ocorrido no dia 12, reuniram-se num requintado almoço, à sua volta, quatro dos seus seis filhos e alguns dos vinte e um netos e bisnetos, outros familiares, companheiros de lar, assim como convidados, incluindo autoridades civis e militares, totalizando para mais de duzentos e cinquenta pessoas.

A senhora D. Maria Ana é natural de Santa Marta, freguesia e concelho de Alcoutim, tendo vivido muitos anos no sítio do Enxoval, perto do Guadiana em habitação isolada e onde criou todos os filhos.

Felicitando-a pelo evento desejamos-lhe mais uns anitos de vida com saúde.


Pequena nota
Segundo informação recebida, a aniversariante faleceu aos 104 anos!
Entretanto, e segundo julgamos saber, já se verificaram no mesmo Lar mais dois ou três centenários e outros irão acontecer.

JV