sexta-feira, 14 de maio de 2010

Rui Lopes da Trindade e Lima


Distinto oficial do nosso exército, promovido a brigadeiro em Dezembro de 1977.

Filho de Manuel José da Trindade e Lima a quem já nos referimos e de D. Carlota Maria Lopes, nasceu na vila de Alcoutim em 24 de Janeiro de 1925.

Depois da instrução primária feita na vila e ministrada por seu pai, faz o curso liceal no Liceu João de Deus, em Faro, em 1943.

Frequenta os Preparatórios para as Escolas Militares na Faculdade de Ciências de Lisboa, que termina em 1945. Assenta praça como voluntário na escola Prática de Infantaria, em Mafra, em Agosto do mesmo ano e onde conclui o 1º ciclo do C.O.M.

Concorre e é admitido na Escola do Exército em 1945, onde termina o curso de Infantaria.

Inicia a sua brilhante carreira de oficial com a promoção a alferes em 1948. Dois anos depois é tenente e em 1954 capitão. Promovido a major em 1965 é tenente-coronel em 1971.

Após o 25 de Abril, é promovido a coronel em 1975 e atinge a patente de brigadeiro em 1977, como já dissemos.

Durante a carreira profissional exerce funções em várias cidades, como Portalegre, Tavira, Beja, Chaves, Tomar e Évora, além naturalmente de Lisboa.

Faz seis comissões de serviço no Ultramar: duas em Macau, uma na Guiné e três em Angola.

Foi instrutor dos Cursos de Sargentos Milicianos de 1948/50, Promotor de Justiça junto do 2º Tribunal Militar Territorial de Angola (1965), Professor do Colégio Militar (1967) e 2º Comandante dum Batalhão de Caçadores a mobilizar para a Guiné (1968).

Em 1969 embarca para a Guiné, sendo 2º comandante do B.C. 2871.

Comanda em 1972 o Batalhão de Caçadores nº 3879 com destino a Angola.

Assume o comando do Corpo de Alunos da Academia Militar em 1975, e é nomeado em 1978 2º Comandante da Região Militar do Sul, com sede em Évora, assumindo o comando poucos meses depois.

Em 1980 é transferido para a Academia Militar onde desempenha as funções de 2º Comandante.

Por ter atingido o limite de idade, passa à situação de reserva em Janeiro de 1982.

Em Março de 1984 prestava serviço no Estado-Maior do Exército como Adjunto do General Vice-Chefe.

Com uma brilhante folha de serviço, possui várias condecorações desde medalhas de mérito militar e de serviços distintos, às de comportamento exemplar.

Louvores de diversas Entidades.

Tem posição bem definida no 25 de Novembro.

O concelho de Alcoutim orgulha-se de possuir entre os seus filhos, outros distintos oficiais das nossas Forças Armadas.

Pessoa simples e de fino trato, nunca esqueceu a sua terra onde se deslocava sempre que podia, conversando com os amigos de infância sem olhar a posições sociais, gozando a pacatez e amenidade do torrão natal que lhe recordaria a infância e os antepassados.

Tinha grande atracão pelo Rio Guadiana.

Nas poucas conversas que tivemos, forneci-lhe alguns factos da vida autárquica de seu pai que agradeceu pois desconhecia-os totalmente. Igualmente lhe indiquei nomes e naturalidade de alguns ascendentes que ignorava.

A minha solicitação, confirmou-me os dotes oratórios que o pai possuía e lamentava-se de não lhe ter herdado essa característica.

Faleceu em Lisboa, onde ficou sepultado, a 26 de Janeiro de 1999.