domingo, 16 de maio de 2010

A iluminação pública na Vila de Alcoutim

(PUBLICADO NO JORNAL ESCRITO, DA AJEA, Nº 60, DE FEVEREIRO DE 2004, P IV, ENCARTE DE O ALGARVE Nº 4780)


O combate às trevas da noite, vem de sempre e começou com a descoberta do fogo.

A iluminação por combustão variou com as matérias-primas utilizadas.

Tochas e archotes eram utilizados na circulação de pessoas.

Por volta dos meados do século XIX, os principais centros populacionais começaram a preocupar-se com a circulação nocturna, procurando fornecer alguma garantia e segurança com a iluminação nos dias mais escuros dos principais locais e nas horas consideradas mais necessárias.

Lampiões de azeite, gás e petróleo foram alguns dos sistemas utilizados, só ultrapassados pela incandescência eléctrica que se generalizou nos centros urbanos mais importantes no primeiro quartel do século XX.

Quando conhecemos a vila, chamou-nos a atenção dois candeeiros de ferro forjado, electrificados e colocados no edifício dos Paços do Concelho que no medalhão contêm o ano de 1876. Teriam sido esses candeeiros utilizados a partir desse ano na iluminação pública? Parece-nos que sim, apesar de não termos encontrado nas actas das sessões da Câmara Municipal, qualquer referência a esse facto. A sua utilização será posterior e a data teve por intuito lembrar a calamitosa cheia do Guadiana que aconteceu naquele ano ? Os arquivos locais, se não desaparecerem, poderão esclarecer um dia.

Só em 1888 encontrámos referência à iluminação pública que é posta a concurso e arrematada por Francisco Canelas, por cinquenta mil réis, a começar no dia da arrematação e a terminar em 31 de Dezembro.

É interessante conhecer as restantes condições:

1º - Ter os candeeiros todos acesos enquanto dure escuro da noite onde precise de luz;
2º - De entregar os candeeiros no estado em que os recebe e toda a despesa que fizer com eles em todo o tempo da arrematação ser por conta do arrematante;
3º - Conservar sempre com asseio e em estado de darem boa luz todos os candeeiros;
4º - Finalmente receber por semestres a quantia que for arrematada a dita iluminação.
Havia sempre um fiador, o que era comum em todas as arrematações, por disposição legal e neste caso serviu, Eduardo José Lopes, casado, proprietário e da vila. (1)


No ano seguinte o arrematante foi José Joaquim que o fez pela quantia de 38$600 réis.

Não sabemos quantos candeeiros eram nem o combustível utilizado, já que os autos não o referem.

Os anos vão passando e só voltamos a encontrar referências de apreciar em 1929 quando é nomeado para acender e apagar todas as noites os candeeiros, Cândido Mateus Xavier, vencendo noventa escudos por mês. (2)
Conclui-se que deixou de haver concurso público, passando o serviço para a administração directa da Câmara.

Esta situação manteve-se até ao fornecimento da energia eléctrica.

O correspondente do Diário Popular em Alcoutim, (3) em informação para o jornal datada de 6 de Junho de 1964, declara que era a única sede do concelho no País que ainda não tinha recebido esse benefício.

Em 11 de Junho do ano seguinte, procedeu-se ao primeiro ensaio da iluminação pública o que causou grande satisfação na população, dando origem até ao estrondear de foguetes.

[A recepção no cais ao Presidente Américo Thomaz, 1965. Foto cedida por G.S.]

A inauguração oficial teve lugar no dia 12 de Julho de 1965 e a que presidiu o Presidente da República, Almirante Américo Tomás, facto que ficou historicamente documentado numa placa de mármore que se situava na escadaria de acesso aos Paços do Concelho eActa da Sessão que foi retirada após o 25 de Abril.

O Presidente da República chegou a Alcoutim a bordo do Aviso “João de Lisboa”, sendo entusiasticamente recebido pelas forças vivas da vila, foi o que me transmitiram os alcoutenejos de então.
____________________________________________

NOTAS

(1)-Acta da Sessão da Câmara Municipal de Alcoutim, de 3 de Fevereiro de 1888
(2)-Acta da Sessão da Câmara Municipal de Alcoutim de 3 de Janeiro de 1929
(3)-Era correspondente, Leopoldo Vicente Martins.

Pequena nota
Acabado de aparecer nos escaparates, adquiri na última sexta-feira, o XVIII e penúltimo volume da “Monumental” História de Portugal, do Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
Naturalmente fomos logo verificar se trazia algo sobre Alcoutim, o que efectivamente acontecia.
A p. 195 refere:- (...) o Chefe de Estado percorreu no dia 12 de Julho a região de Castro Marim e Alcoutim, utilizando o aviso João de Lisboa, enquanto as populações das duas margens do Guadiana o saudaram com entusiasmo.Certamente que a fonte que o grande historiador consultou [Américo Thomaz, Últimas Décadas de Portugal, Vol III] não informam que a visita a Alcoutim se deu para inaugurar o saneamento básico da vila (luz, água e esgoto).

JV