sexta-feira, 23 de abril de 2010

Esboços de um Algarve Menor



ESBOÇOS DE UM ALGARVE MENOR, é um trabalho de Aníbal C. Guerreiro, algarvio nascido em Faro em 1911.

Com um formato de 14,5x21 é constituído por 290 páginas foi editado em 1989 pelo Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes) – Faro e Impresso em Loulé.

Composto por vários contos que se baseiam nas característica do Algarve, indo da Serra ao Litoral sem deixar de passar pelo Barrocal, apresenta importantes referências de carácter histórico, geográfico e etnográfico, entre outros.

Não podia deixar de referir o leste Algarvio que se desdobra da página 263 a 268.

A vila de Alcoutim terá de se equipar para o cabal desempenho como centro de apoio, no norte deste futuro espaço turístico. Não lhe minguam beleza e condições naturais para vir a ser um aprazível destino de amadores de yating e de excursões fluviais, desde o momento em que se muna de atractivos complementares às suas condições naturais : bons restaurantes, onde possam ser servidas refeições de cunho regional, talvez aproveitando os magníficos miradouros sobre as maravilhosas paisagens que lhe são adjacentes. Sabemos que a edilidade tem ideias quanto ao aproveitamento do velho castelo, em cuja cidadela pretende instalar um museu regional, etnográfico e arqueológico, bem como uma permanente feira e exposição de artigos do curioso artesanato local, para não referir uma estalagem turística num dos mais belos recantos da periferia.

As abalizadas considerações continuam.

Em nota de rodapé aconselha a quem possa interessar um estudo aprofundado da sub-região oriental, compreendida pelos concelhos de Castro Marim e de Alcoutim, a leitura de duas obras fundamentais, sendo uma (segundo a sua opinião) o nosso trabalho, Alcoutim – Capital do Nordeste Algarvio (subsídios para uma monografia), edição da Câmara Municipal de Alcoutim, 1985.

Adquiri o livro na cidade de Faro em 1990.