sexta-feira, 19 de março de 2010

37 Anos a escrever sobre Alcoutim e o seu concelho

Faz hoje precisamente um ano que fiz uma “postagem” invocando os meus 36 anos de escrita sobre Alcoutim e o seu concelho, abrangendo vários aspectos, principalmente de índole histórica.


Não me vou repetir, direi contudo, que até hoje assinei 476 textos, 110 em jornais e revistas e 366 neste espaço que criei e venho mantendo há 21 meses com o mesmo entusiasmo do primeiro dia.


Na imprensa regional foi o Jornal do Algarve que publicou o maior número (50), seguido do Jornal do Baixo Guadiana com 32 e o Jornal Escrito (da AJEA) como suplemento de vários semanários do Algarve, com 21. O Distrito de Faro e o Diário do Sul publicaram esporadicamente dois textos cada.


De índole mais técnica a revista STILUS publicou três trabalhos de maior extensão e o Magazine do Jornal do Algarve vários artigos com alguma amplidão.




Além disso, publiquei dois livros de índole monográfica, Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio (Subsídios para uma monografia), 1985, numa edição da Câmara Municipal de Alcoutim e há muito esgotado e A Freguesia do Pereiro (do concelho de Alcoutim) «do passado ao presente», 2007, edição da Junta de Freguesia do Pereiro.


Foram publicados igualmente três pequenos opúsculos, Alcoutim Visto através das Posturas Municipais (1834/1858), 1989, Saúde e Assistência em Alcoutim no séc. XIX, 1993, ambos editados pela Câmara Municipal de Alcoutim e 50º Aniversário do Grupo Desportivo de Alcoutim, 1998, numa edição do GDA.

Para publicar na imprensa regional aquilo que tenho postado no ALCOUTIM LIVRE e ao ritmo que é seu apanágio, só daqui a 117 anos estes textos estariam todos publicados!


Isto não passa de uma brincadeira com os números, mas a verdade é que a imprensa com suporte em papel irá reduzir consideravelmente, como as crianças de hoje verificarão mais tarde.

Naturalmente que não incluí aqui o que tenho escrito sobre outras regiões.