sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Lenda do Cerro da Mortalha

[Ruínas de habitação no Montinho da Revelada. Foto JV, 2010]

Quando falamos em Lendas é habitual ligarmos imediatamente o “facto” às lindas mouras, aos ímpios agarenos e onde de permeio aparece muitas vezes um “herói” cavaleiro cristão que resolve a situação. Por outro lado, “existem” muitas em que até hoje o cristão não conseguiu resolver a situação e a bela agarena acompanhada de grande fortuna constituída por barras de oiro continua no seu encanto sem que apareça ninguém a resolver-lhe a situação.

Desta vez a Lenda nada tem a ver com os seguidores de Maomé mas sim com os Cristãos.

Ouvi-a contar há mais de quarenta anos na vila de Alcoutim e na altura não a escrevi, o que estou a tentar fazer agora.

Como a ouvi a três pessoas originárias do monte do Zambujal, pensava eu que o Cerro da Mortalha se situaria nas suas proximidades, o que agora não me foi possível confirmar, pois indicam a elevação das proximidades do Montinho da Revelada, à esquerda quando se vai para Malfrade.

Em tempos não muito recuados, na versão dos contadores, um poderoso Conde, senhor de vastos terrenos das redondezas e conhecido como o Conde de Brunhos, entendeu que uma jovem e bela rapariga “se lhe havia de entregar”.

Apesar de todas as tentativas, a jovem resistiu sempre, pelo que o poderoso Senhor, que tinha jurisdição sobre tudo e todos, resolveu mandá-la matar pelos seus algozes.

Cumprindo a ordem recebida, a jovem e inocente virgem é levada para um cerro próximo da habitação Condal de onde o facínora assiste a tão execrando acto.

Consumado o crime, a vítima é ali mesmo enterrada, pelo que o cerro começou a ser conhecido pelo Cerro da Mortalha.

Aqueles terrenos que até aí eram produtivos, depois deste acontecimento nunca mais produziram uma boa seara. Só anos depois o povo relacionou o facto com o que tinha acontecido e começou a tomar nota. Quem se propusesse lavrar e semear o cerro era retribuído com uma má colheita e para agravar a situação, nesse ano alguma desgraça acontecia àquela família, nomeadamente a morte de alguém próximo.

É esta a lenda do Cerro da Mortalha que consegui recolher e que estará a esvair-se na memória daquele povo.

Como é próprio das lendas, grande parte das perguntas que as pessoas formulam não têm resposta.