segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

História de Portugal, V I volume [1750-1807]


O VI Volume da História de Portugal, de Joaquim Veríssimo Serrão, Editorial Verbo abrange o período de O DESPOTISMO ILUMINADO, tem 425 páginas e foi publicado em 1982.

De todos os volumes até agora publicados é o que tem mais referências a Alcoutim e que passamos a indicar:

Administração e justiça

Pág. 89

Por causa do golpe palaciano de 1756, os acusados de conivência, após sofrerem prisão no Limoeiro, tiveram as seguintes penas de degredo: (…) Os restantes acusados distribuídos pelo Reino: Custódio Nogueira Braga para Alcoutim durante seis anos; (…)

Pág. 91

Para administrar bem a justiça, impunha-se criar novos cargos em terras que dependiam de magistraturas vizinhas. Os povos das grandes vilas sofriam por a justiça ser muitas vezes administrada por juízes ordinários e leigos, o que não se compadecia com a regular organização dos processos. Foram muitos os Juízes de Fora e dos Órfãos que se criaram no tempo de Pombal. Mais adiante serão referidos os casos de Lagoa e Alcoutim

Pág. 110

Os mesmos cargos (Juiz de Fora e dos Órfãos) foram criados na vila de Alcoutim, que a coroa definia como “considerável” pelos muitos lugares do seu termo que abrigavam mais de mil e quatrocentos fogos, e ainda pela sua posição «na extremidade oriental do Reino do Algarve sobre o Rio Guadiana». A nomeação dos respectivos juízes de fora e dos órfãos, em lugar dos juízes ordinários ali existentes, pertencia à casa do infante D. Pedro, marido da princesa do Brasil.

Nações estrangeiras

Pág. 134


No Alentejo e no Algarve residiam, em 1765, muitos oficiais estrangeiros que tinham vindo com o marechal-conde de Lippe: o barão de Ettreppy era coronel de um regimento de cavalaria de Elvas; em Castro Marim comandava o forte um capitão reformado do exército britânico; e em Alcoutim, castelo indefeso, à frente da guarnição de 100 soldados achava-se um coronel inglês.

Áreas regionais

Pág. 354

Ficou memorável a chegada (1787) do Conde de Vale de Reis, novo governador e capitão-general, ao sul do País, recebido com honras excepcionais na sua entrada em Mértola. Desceu depois o Guadiana, no escaler do Governo, até Alcoutim, onde foi lida a carta régia de nomeação.

A população de 1777 a 1807

Pág. 357

Ainda voltando ao ano de 1788, importa realçar as vilas, com conjunto de freguesias mais habitadas: Faro, 19690, (…) Alcoutim, 5771 (…) Castro Marim, 3317 habitantes.