terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Giões e o seu topónimo

Para a etimologia de Giões, remete-nos Pinho Leal para Gião, singular daquela.
Na nossa toponímia encontramos mais de uma dezena de vezes Gião e apenas duas vezes Giões, em Alcoutim e em Évora.

[Prof. Trindade e Lima]
O alcoutinense, prof. Trindade e Lima, que tinha raízes familiares em Giões, num dos seus Pequenos Apontamentos (1), formula a pergunta:- Não teria sido uma família constituída por indivíduos com o nome de Gião que deu o nome a Giões ?

O etimologista, José Pedro Machado, (2) diz que Giões “alude a pessoas de famílias locais com o apelido Gião”. E continua:- Gião hoje é raro mas antigamente era corrente. Divergente de Julião por intermédio de Juião. A influência culta conseguiu restaurar Julião, embora Gião se mantenha na toponímia.

A Torre de S. Julião da Barra chamava-se antigamente S. Gião.

Num mapa de 1663 e noutras situações aparece designada por A-dos-Giões. Também é corrente ler-se a aldeia de os Giões. Tanto uma como outra designação ainda hoje é vulgar ouvi-las. A-dos-Giões em Alcoutim, monte de A-do-Gião, em Odemira.


[Pinho Leal]
Como em muitos outros casos, o pronome e a proposição substituíram a velha designação antroponímica possessiva.

Localmente e impregnado de tradição oral, nada obtivemos, afirmando os nossos interlocutores que também eles se interrogam sobre isso. Não conheço nenhum Julião no concelho e muito menos Gião. Também nunca encontrei, que me lembre, tais antropónimos em documentos que consultámos nos arquivos locais.

NOTAS

(1)-"Bairrismos", in O Povo Algarvio - Tavira, de 28 de Julho de 1973.

(2)-Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa- 2ª edição - 1993.