segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Algarve, a Região das Maravilhas



Na 5ª feira passada, ao receber um semanário do Algarve fui alertado com o título de caixa alta “MAIS DE QUARENTA LOCAIS DO ALGARVE VALIDADOS COMO PARAÍSOS” NATURAIS – A REGIÃO DAS MARAVILHAS”

Achei interessante e procurei a página onde o assunto era desenvolvido.
Aparecem então fotografias a cores de algumas dessas maravilhas (5) mas nada de Alcoutim, no Algarve Natural.

Começo então a ler o rol apresentado das 44 candidaturas validadas: Aljezur (10), Vila do Bispo (6), Lagoa (5), Portimão (4), Albufeira (3), Tavira (3), Loulé (3), Olhão (2), Lagoa (2), Monchique (1), Silves (1), Faro (1), Castro Marim (1), Vila Real de Santo António (1) e Multi-concelho (1).

Voltei a fazer a leitura, devia de estar confuso, não devia ter reparado!

Não, sem dúvida, faltava ALCOUTIM, (O ALGARVE VIRGEM e NATURAL) e mais qual, São Brás de Alportel, o novo concelho do Algarve que tinha constituído a grosso modo uma freguesia do de Faro.

É claro que não conheço as regras do concurso “7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL” que se está desenrolando, mas a exclusão do lote do concelho de Alcoutim, um dos de maior superfície do distrito, faz-me confusão.

O ALGARVE NATURAL ficou de fora! Porquê? Ou não se apresentaram candidaturas ou foram apresentadas e rejeitadas.

Onde está a verdade? Não sei.

Então nem a única praia fluvial do Algarve, a Praia do Pego Fundo, tão badalada, frequentada e elogiada obteve essa distinção! Há aqui qualquer coisa que não bate certo, não dá a bota com a perdigota.

Eu, pela minha parte e sem saber as regras do concurso, propunha o empreendimento turístico/habitacional da medieval Rua Portas de Mértola!

Dá para pensar.