sábado, 3 de outubro de 2009

Portas de Mértola



Eram as mais faladas pelo povo que muitas vezes se referia a elas, simplesmente dizendo: -... ali às portas. Esta expressão era suficiente para determinar o local a que nos queríamos referir.

Porque eram as mais faladas? Talvez tivessem sido as últimas a ruir e daí ainda se ter mantido a utilização da expressão. Segundo informações colhidas nos fins da década de sessenta, a algumas dezenas de anos existia um resto de muro onde se encontrava saliente uma pedra perfurada, peça fundamental para o girar da porta, segundo diziam.

A toponímia local mantém a designação de Rua Portas de Mértola, o que só por si, com relativa segurança, nos indicaria a sua localização:- mesmo ali, ao desembocar na estrada nacional que deixou de ser a única entrada rodoviária da vila. Antes da construção do desvio para a Praça da República, todo o trânsito passava por esta rua.

A artéria, também foi conhecida pela Rua da Corredoura, nome que oficialmente já teve, acabando por voltar ao que nos parece mais ajustado.

Esta “Porta” teria começado por servir o velho caminho que conduzia às Cortes Pereiras e dali para Mértola, então importante centro. Daí a designação de “Portas de Mértola”.

Na maioria dos casos as “Portas” tomavam o nome das terras importantes que serviam. Também era frequente o nome de santos. Foi aqui assim, foi por esse País fora.

Só há ruas com a designação de “Portas de...” quando as povoações foram amuralhadas tendo como complemento, na maior parte das vezes o nome das terras que serviam. Os casos em contrário revelam total ignorância e podem enganar muitas vezes as pessoas menos precavidas.

Em 20 de Março de 1873, José Francisco Barrigudo Bravo, aspirante a farmacêutico, oriundo de Mértola e residente em Alcoutim, requer à Câmara terreno para fazer umas casas às Portas de Mértola, pegadas às que ali tem D. Libânia de Barros.

Esta e as outras portas da vila, segundo o pároco que respondeu ao questionário das Memórias Paroquiais (1758) tinham guarda permanente e fechavam à noite, abrindo de manhã.