sábado, 17 de outubro de 2009

A espeteira



Esta peça normalmente utilizada na cozinha e constituída por ripas de madeira cruzadas com alguma distância entre si e onde eram colocados pregos (salientes), camarões ou escápulas que se destinavam a pendurar louça.

Enquanto o Dicionário da Língua Portuguesa, de Fernando J. da Silva, Editorial Domingos Barreira, Porto (4ª Edição, 1984), define como "Louceiro em que se pendura louça, carne, etc.", Eduardo Brazão Gonçalves no seu Dicionário do Falar Algarvio (2ª Edição aumentada) 1996, indica como "estrutura de madeira com ganchos metálicos para pendurar louça".

Eram constituídas normalmente por quatro ripas pois as peças para pendurar não seriam muitas, aliás, como representa a fotografia que encima o texto.

Na região das nossas origens, esta peça foi muito utilizada mas com mais ripas e que na parte inferior possuía uma prateleira antecedida pela colocação de duas ripas mais estreitas possibilitando a colocação das tampas de tachos e panelas. Aqui não se chamava espeteira, mas grade a que normalmente se juntava “de esmalte” visto serem deste tipo as peças de louça que mais lá se colocavam. Era o luxo da dona de casa apresentar uma grade bem fornecida de louça que muitas vezes não era usada, mas que estava ali para se mostrar.

No concelho de Alcoutim as panelas eram de barro e os tachos de arame por isso com exposições diferentes.