quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"OLHARES SOBRE ALCOUTIM"



Ainda que tivéssemos anotado a referência feita à nossa 218ª entrada datada de 10 de Junho último com o título 1º CAFÉ DE ALCOUTIM e incluída no nosso Tema Câmara Escura, só hoje nos é possível, por motivos vários e nunca por esquecimento, referir e agradecer o facto.

Quis ter a amabilidade de continuar a informação que prestei, nos seguintes termos e que, com a devida vénia transcrevo.

Verifico que corrigiu algumas das minhas falhas de memória, que a idade já vai proporcionando.

A “Marlene” está presente, sim... sei bem quem ela é...
A seguir ao Duarte, o miúdo dos óculos, era a mais novita do grupo. Em 1967, tinha portanto 14 anos.
A alcunha “Marlene” era um tributo à Dietrich a tal que Hitler convidou para protagonizar filmes pró-nazistas?!...,vim a conhecer-lhe a história mais tarde e a admirá-la porque soube recusar o “honroso” convite. Apressou-se a deixar a Alemanha e tornou-se uma cidadã dos EUA. Hitler tomou isso como um desrespeito para com a pátria alemã e chamou-lhe traidora.

O Café era de meu pai e era de facto assim. Era o centro de tudo naquela década de 60... foi café onde a TV estava sempre ligada desde o início até ao fim da emissão... foi casa
de petiscos quando os clientes que eram todos amigos do meu pai se juntavam e em sã camaradagem comiam, bebiam e cantavam modas do Alentejo, fados de Coimbra e de Lisboa ... até altas horas, foi agência e ponte de paragem de autorraos da Rodoviária Nacional, foi casa de jornais e revistas... foi tanta coisa!!!

E já agora a foto foi tirada pelo meu pai. Conservamos ainda muitos negativos desse tempo e a minha filha que gosta de preservar tudo o que encontra em casa do avô, tem-os guardados em grande estima, com vista a “salvá-los” numa pasta segura, desta modernice que é agora um PC, impensável e inimaginável à época.



Aqui deixo o meu agradecimento à “moura-do-castelo-velho” desafiando-a a publicar algumas das fotografias antigas com aspectos de Alcoutim.

Não me esqueço, até porque possuo alguns, os primeiros postais sobre Alcoutim só foram possíveis devido ao esforço de seu pai, o que aliás já referi neste blogue.

Sempre ao dispor.