segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Faz hoje 72 anos!



Pura coincidência!

Só me apercebi que faz hoje precisamente setenta e dois anos que esta fotografia foi tirada quando fui escrever o texto! Feliz coincidência!

Trata-se da quermesse em Alcoutim, na zona ribeirinha, certamente com alguns dos seus mentores e onde as meninas para vender as rifas eram peça importante.

Não se pode tratar das Festas de Nª Sª da Conceição, pois estas têm lugar em 8 de Dezembro e muito menos das actuais que só se iniciaram em 1948. Pela data, pensamos que se aproveitou a realização da Feira Anual para instalar a quermesse e recolher uns tostões para a Igreja ou para o Hospital.

Eu ainda conheci esta estrutura, já muito velhinha e com remendos, isto em 1967.

Sei que foi obra das mãos habilidosas do Dr. José Pedro Cunha, médico de Alcoutim, pois o mesmo me foi afirmado, nessa altura, por sua filha, D. Berta Cunha Martins.

Quem amavelmente nos cedeu a fotografia só conseguiu identificar o prof. Trindade e Lima, no interior e ao centro, exteriormente do lado direito, dois rapazes, Francisco Duarte do Rosário, que veio a ser engenheiro civil e Rui Lopes da Trindade e Lima, militar de profissão e que veio a ser brigadeiro do nosso exército. A “senhorita” de vestido às ramagens é Ricardina Temudo, filha do então secretário de Finanças do concelho, José Themudo.