quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Arroja cus



A Câmara Escura de hoje é uma foto recentíssima.

Como todos sabemos, as zonas rústicas também têm nomes para poderem ser identificadas, tal como acontece com as urbanas. Era este um dos meios utilizados para a sua identificação nas antigas matrizes prediais, grandes calhamaços descritivos, muitos deles quase desfeitos pelo seu constante manuseamento.

Estes topónimos rústicos têm várias origens, algumas semelhantes à dos urbanos mas os ligados aos reinos vegetal e animal, tal como os de caracterização geográfica, são preponderantes.

O caso que apresentamos é bem diferente.

É topónimo antigo ainda que não conheçamos quando teria aparecido.

Conhecêmo-lo antes de termos percorrido a zona e sempre nos interrogámos quanto à sua origem.

Localmente, nem “estórias” há para contar. Ninguém se lembrava de ter um nome diferente, mas ninguém sabia dizer porque o tinha.

Pouco depois de conhecermos razoavelmente a zona, que se situa nas redondezas do “monte” de Afonso Vicente, encontrámos algo que pode justificar a presença do topónimo:- uma grande pedra, (grauvaque) “nascidia” como aqui designam as que “nasceram”no local e que possui uma considerável inclinação, como a fotografia acima mostra.

Teria servido em tempos para alguém por ela escorregar? É que nesta altura não havia “fabricados”, e não podia haver, os escorregas que as nossas crianças têm nos parques infantis.

Quando fui para a escola primária, o seu acesso fazia-se por uma escadaria que possuía lateralmente um muro de cada lado, inclinado, coberto por larga cantaria. Escorreguei por ele muitas vezes e era uma luta entre a pequenada para conquistar um lugar para o fazer. Nesse tempo, já existia na minha cidade um parque infantil, com baloiços e escorrega, mas para o utilizar era necessário pagar, pelo que se estivessem a dele usufruir cinco crianças, estavam a assistir duas ou três vezes mais!

Também sabemos que escorregar por uma pedra é uma reminiscência de um antigo culto gálico.

Estará aqui a razão do topónimo?