sexta-feira, 4 de setembro de 2009

António Silva Carmo, um artista


A entrada de hoje parece, à primeira vista que nada tem a ver com Alcoutim, mas não é verdade como tentaremos explicar.

António Silva Carmo não é alcoutenejo mas que eu saiba, já visitou Alcoutim por duas vezes e isto depois de me ter conhecido porque antes disso, nunca tinha lá ido. Também das duas vezes, não nos encontrámos lá.

Não é alcoutenejo mas é algarvio da bela cidade de Olhão, residindo há muitos anos em Peniche, onde nos conhecemos, principalmente devido à arte que tem desenvolvido como “passatempo” e que é a encadernação.

Foi nas mãos de Silva Carmo que vi o Manual do Encadernador (1937) de autoria de Maria Eduarda Barjona de Freitas, como sabem nascida em Alcoutim. Fui eu que acabei por revelar ao Sr. Carmo que a autora era alcouteneja.

Silva Carmo faz o favor de trabalhar para mim há perto de trinta anos pelo que tenho algumas dezenas de livros que comprovam a sua arte, verdadeiramente artesanal.

A fotografia que apresento mostra vários tipos de encadernação que o artesão praticou ou pratica, incluindo lombadas e cantos a carneira. Além do trabalho de encadernador executa o de dourador. Têm todos a circunstância de serem trabalhos sobre Alcoutim, entre as já apontadas é mais uma ligação que se verifica.

Alguns dos trabalhos encontram-se repetidos por razões várias e neles podemos encontrar Alcoutim, Capital do nordeste Algarvio (Subsídios para uma monografia), 1985, 1ª Prova, outro exemplar a que se anexaram as notícias dos jornais, algumas com comentários ao trabalho e a extracção de variadíssimas cartas que o autor recebeu, algumas de pessoas que nunca viu; daí o volume estar mais dilatado. O autor, naturalmente mantém todos os originais arquivados. Lá se encontra também Alcoutim Visto através das posturas Municipais (1834/1858), 1989, que além do opúsculo engloba a 1ª Prova e as análises feitas ao trabalho em jornais ou em cartas, outro com Saúde e Assistência em Alcoutim no séc. XIX, 1993, em termos de conteúdo e encadernação semelhantes, tal como acontece com vários volumes de A Freguesia do Pereiro (do concelho de Alcoutim) «do passado ao presente», 2007 e ainda aquelas minhas edições que comportam dois ou três exemplares como a colaboração que prestei ao Jornal do Algarve, 2 Volumes (1973-1989) e (1990-1995), a prestada ao Jornal Escrito e à Revista Stílus num total de 24 artigos, a prestada ao Jornal do Baixo Guadiana que se desenvolveu por 32 escritos, outro volume que tem por título Apontamentos Genealógicos sobre ISA, 2004, e os três primeiros volumes do Blogue Alcoutim Livre, estando o 4º à espera de encadernação e o 5º quase concluído.

De autoria do colaborador deste Blogue, Gaspar Santos, tenho encadernado as Crónicas Alcoutenejas que reúne vários artigos então publicados.

Para além destes é apresentada a colecção completa do Boletim Municipal, 1 Vol. constituído por 12 números e outro de Alcoutim – Revista Municipal, constituído pelos primeiros dez números. Os últimos números tem-me sido difícil encontrá-los pois deixaram-me de ser enviados por motivos que desconheço.


Sem aparecer na fotografia possuo dois volumes encadernados do Jornal do Baixo Guadiana, tudo obra deste grande artista.
Só refiro nesta entrada os trabalhos sobre Alcoutim pois tenho naturalmente muitos mais sobre os mais diversos assuntos.

Sem ele, tudo estaria por aí mas sem a apresentação e durabilidade que têm.

Devo isto ao Meu Prezado Amigo António Silva Carmo, Mestre Encadernador a quem desejo um rápido restabelecimento da saúde e poder continuar a encadernar os meus livros.

Para finalizar direi que no Jornal do Algarve de 1 de Junho de 1995 publiquei um escrito que tem por título: A arte de um algarvio na cerimónia nupcial de D. Duarte de Bragança e de D. Isabel Herédia.