quarta-feira, 19 de agosto de 2009

P. José Pedro Rodrigues Teixeira

Nasceu na freguesia de Giões em 16 de Outubro de 1802, sendo filho de Pedro Rodrigues e de Ana Teixeira.

A numerosa Família Teixeira que se mantinha ainda muito activa no séc. XIX no concelho de Alcoutim, os seus membros desempenharam os lugares mais importantes no aspecto político, militar, administrativo, eclesiástico, comercial e agrícola, tendo muitos dos seus elementos ligados a outras famílias com poder semelhante, mantendo-se assim por muitas décadas no poder local.

Depois como é habitual devido à evolução da vida foram a pouco e pouco abandonando o concelho. Enquanto os que por aqui nasceram foram mantendo alguma ligação com a terra que os viu nascer, os outros naturalmente afastaram-se por completo vendendo os haveres que por cá possuíam.

José Pedro seguiu a carreira eclesiástica tal como o padrinho de baptismo, o Padre José Rodrigues Teixeira, liberal por pensamento político e que aqui já apresentámos a nota biográfica que nos foi possível, estamos convencidos que seria seu familiar, talvez tio.

Pensamos que seria o mais velho de nove irmãos e que foram:- Dionísio (1806-1883) que já aqui referimos, Maria Dionísia (?) Pedro José (1810-1890) que foi secretário da Câmara durante mais de 40 anos, Francisco Pedro (?) António Pedro (1816-1857) que exerceu funções na Alfândega, José Rodrigues Teixeira (?) Joaquim Pedro (1818-1905) que foi professor e Ana Dionísia. (1)

São estes os que indica no seu testamento efectuado em Martim Longo a 8 de Dezembro de 1868, sendo na altura já falecidos


Exerceu a sua actividade na freguesia de Martim Longo desde 1834 até à data do seu falecimento ocorrido em 22 de Maio de 1869, por isso durante trinta e cinco anos, segundo o que consta no seu memorial funerário, mandado levantar pelos irmãos e existente no cemitério de Martim Longo. (1)

Em 1838 era designado por Reverendo Padre Encomendado tendo anteriormente por ventura sido coadjutor.

Sabemos que por decreto de 28 de Janeiro de 1841 e por Mercê de D. Maria II, que se encontra no liv.16, fl. 106v. e 107 (Torre do Tombo) foi nomeado Pároco da Igreja de Nª Sª da Conceição do lugar de Martim Longo.

O seu homólogo de Alcoutim era cunhado do seu irmão Pedro José Rodrigues Teixeira que por sua vez veio a ter um filho que seguiu a mesma carreira e veio a substituir o tio materno que tinha o mesmo nome.

Segundo a relação dos 40 maiores contribuintes do concelho, em 1855, o Padre José Pedro Rodrigues Teixeira ocupava o 4º lugar.

À sobrinha Maria Dionísia deixou-lhe o direito de descobridor da mina das Cortes Pereiras e a parte que tem na das Ferrarias ou da Cova dos Mouros.

Tanto as duas irmãs como esta sobrinha, possivelmente filha da que tem o mesmo nome, estiveram muitos anos em sua casa sofrendo as impertinências do seu génio, segundo afirma.

NOTA
(1) – Foi trasladado do primitivo cemitério, terreno hoje ocupado pelo Centro de Dia de Martim Longo. Aproveito a oportunidade para chamar a atenção de quem de direito para a mutilação, que nos parece recente, do monumento funerário do P. José Pedro Rodrigues Teixeira. O pedestal deve ser reposto na sua dignidade e é único no cemitério da freguesia de Martim Longo.