sábado, 15 de agosto de 2009

Centro Cultural, Social e Recreativo de Afonso Vicente - Alcoutim





Foi criado em 13 de Abril de 1981.
São considerados sócios fundadores, o Doutor António do Nascimento Joaquim, Virgílio Joaquim Afonso e Manuel Joaquim Mestre Gomes.
A legalização da associação foi publicada na III Série do Diário da República de 8 de Maio de 1981.

O edifício sede foi adquirido por 12 contos.

Tinha uma porta de ferro e uma janela de madeira como a foto mostra.
Um “pial” (poial) para acesso constituído por resto de mó que pertenceu ao moinho da Pateira.

Entretanto foi colocada por cima da porta uma placa identificativa da mesma e que foi obtida por diligências do sócio fundador, Virgílio Joaquim Afonso.

Pagava-se de quota, na altura, 20$00 mensais e a jóia estava fixada em 500$00.

Existiam duas divisões, uma sala ladrilhada com televisor e outra mais pequena que funcionava como cozinha/bar, havendo fogão a gás e frigorífico.

Já havia energia eléctrica.

Presidia à direcção Avelino Pereira, sendo secretário José Joaquim Mestre e tesoureiro Manuel Joaquim dos Santos.



Em princípios dos anos 90, a sede social sofreu obras importantes mantendo-se a estrutura inicial com o arranjo do telhado, chão e paredes, o acrescento de uma pequena divisão que servia de arrecadação, e de suporte ao bar que passou para a sala e agora com balcão de alvenaria e coberto a mármore. Já existe uma máquina de café.

Importante a feitura de uma casa de banho, com o mínimo de requisitos e que se tornava indispensável, além de um pátio / esplanada onde se podia estar protegido pela sombra de duas parreiras.

Em 1995, realiza-se o 1º Convívio-Festa de Afonso Vicente apoiado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia, cujos lucros se destinavam a este Centro.

No ano seguinte teve lugar o 2º CONVÍVIO e porque criticámos não ter sido apresentado um balancete do resultado da Festa do 1º, assumimos a responsabilidade de o fazer neste com o controlo mais eficiente possível. Apresentámos um saldo de Esc. 165.921$00.

O CONVÍVIO/FESTA continuou nos dois anos seguintes e se a memória não me falha, só voltou a ser feito mais um, após o intervalo de um ou dois anos.



Em 2005 a associação efectuou uma candidatura ao programa Leader+ para obras de remodelação e ampliação do edifício sede o que resultou no edifício que a fotografia apresenta.

O edifício ficou concluído em 2008, apresentando dois pisos.

Ainda que não o conheça muito bem, posso dizer que no rés-do-chão além de uma sala espaçosa com mesas e cadeiras, o bar tem uma cozinha de apoio e uma arrecadação.

Uma televisão e um fogão a lenha. Um jogo de futebol de mesa, propriedade da associação.

Duas casas de banho.

O primeiro andar é constituído por amplo salão.

Esta obra foi comparticipada em 75% pelo Programa Leader + (117.891,09 €) e 25% pela Câmara Municipal (29.473,13 €) o que soma mais de 30 mil contos em dinheiro antigo, para uma mais fácil avaliação.

Na nossa modesta opinião, a volumetria do edifício encontra-se completamente desfasada do ambiente que a rodeia.

A título de curiosidade, podemos dizer que em números redondos, o primeiro edifício serviu cerca de 60 habitantes, o segundo 30 e o actual 15.

Estas novas instalações são hoje inauguradas pelo Senhor Presidente da Câmara, às 10 e 30 h.

Pelas 11 00 h. terá lugar um beberete.

Pelas 16.00 h realizar-se-á uma Assembleia-Geral de cuja ordem de trabalhos faz parte a eleição dos corpos gerentes.

Música popular e baile completam os festejos.